Reunindo nossas pérolas: experiência de um grupo de ex-alunos de curso de capacitação em terapia comunitária

Sandra de Azevedo Pinheiro, Laila Ismail Mazzola, Alberto Azevedo Pinheiro, Doralice Otaviano, Raquel Nicastro, Sylbene Frigery, Alice Hori, Valquiria Rhein

Resumo


O desenvolvimento de redes de apoio entre profissionais de saúde pode ser uma forma de se concretizar resultados da estratégia de cuidar do cuidador. este texto relata a experiência de ex-alunos de um curso de capacitação em terapia comunitária integrativa. o grupo constitui a primeira turma de terapeutas comunitários formada pelo instituto interfaci em 2007, são paulo, sp. durante o processo de formação, os aspectos teóricos da terapia comunitária foram intercalados com vivências como confecção de artesanato; construção da árvore da vida; brasão da família; relaxamentos; módulo cuidando do cuidador e intervisões. Ao fim do curso, o grupo de alunos decidiu promover encontros anuais que ocorreram em Campinas, Jarinu e Suzano (SP) e em Uberaba (MG) entre 2008 e 2011. O quinto encontro está previsto para ocorrer em São José do Rio Preto (SP), em 2012. Os eventos não reuniram todos os ex-alunos e cerca de 15%, entre eles, nunca mais estabeleceu contato. Para o grupo que se reencontra, há um poder de cura e de formar vínculos de solidariedade nos processos educativos que se desdobram para promover o ser humano; cuidar do cuidador; multiplicar o acolhimento e a compreensão dos problemas em seu contexto e estimular a partilha horizontal de experiências em ambiente de apoio mútuo, humor, estética e espiritualidade. Capacitações em TC, por sua forma e conteúdo, apresentam potencial para formar redes sociais de apoio voltadas para uma cultura de paz entre seus egressos.

Palavras-chave


Terapia Comunitária; Educação em Saúde; Redes Sociais;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26673/tes.v9i0.9583



Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN 2526-3471, ISSN 1517-7947

Prefixo DOI: 10.26673/rtes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.