Reunindo nossas pérolas: experiência de um grupo de ex-alunos de curso de capacitação em terapia comunitária

Auteurs

  • Sandra de Azevedo Pinheiro UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto de Ciências Biológicas e Naturais – Departamento de Medicina Social. Uberaba – MG – Brasil.
  • Laila Ismail Mazzola UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto de Ciências Biológicas e Naturais – Departamento de Medicina Social. Uberaba – MG – Brasil.
  • Alberto Azevedo Pinheiro UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto de Ciências Biológicas e Naturais – Departamento de Medicina Social. Uberaba – MG – Brasil.
  • Doralice Otaviano UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto de Ciências Biológicas e Naturais – Departamento de Medicina Social. Uberaba – MG – Brasil.
  • Raquel Nicastro UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto de Ciências Biológicas e Naturais – Departamento de Medicina Social. Uberaba – MG – Brasil.
  • Sylbene Frigery UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto de Ciências Biológicas e Naturais – Departamento de Medicina Social. Uberaba – MG – Brasil.
  • Alice Hori UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto de Ciências Biológicas e Naturais – Departamento de Medicina Social. Uberaba – MG – Brasil.
  • Valquiria Rhein UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto de Ciências Biológicas e Naturais – Departamento de Medicina Social. Uberaba – MG – Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v9i0.9583

Mots-clés :

Terapia Comunitária, Educação em Saúde, Redes Sociais,

Résumé

O desenvolvimento de redes de apoio entre profissionais de saúde pode ser uma forma de se concretizar resultados da estratégia de cuidar do cuidador. este texto relata a experiência de ex-alunos de um curso de capacitação em terapia comunitária integrativa. o grupo constitui a primeira turma de terapeutas comunitários formada pelo instituto interfaci em 2007, são paulo, sp. durante o processo de formação, os aspectos teóricos da terapia comunitária foram intercalados com vivências como confecção de artesanato; construção da árvore da vida; brasão da família; relaxamentos; módulo cuidando do cuidador e intervisões. Ao fim do curso, o grupo de alunos decidiu promover encontros anuais que ocorreram em Campinas, Jarinu e Suzano (SP) e em Uberaba (MG) entre 2008 e 2011. O quinto encontro está previsto para ocorrer em São José do Rio Preto (SP), em 2012. Os eventos não reuniram todos os ex-alunos e cerca de 15%, entre eles, nunca mais estabeleceu contato. Para o grupo que se reencontra, há um poder de cura e de formar vínculos de solidariedade nos processos educativos que se desdobram para promover o ser humano; cuidar do cuidador; multiplicar o acolhimento e a compreensão dos problemas em seu contexto e estimular a partilha horizontal de experiências em ambiente de apoio mútuo, humor, estética e espiritualidade. Capacitações em TC, por sua forma e conteúdo, apresentam potencial para formar redes sociais de apoio voltadas para uma cultura de paz entre seus egressos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

23/03/2017

Comment citer

PINHEIRO, S. de A.; MAZZOLA, L. I.; PINHEIRO, A. A.; OTAVIANO, D.; NICASTRO, R.; FRIGERY, S.; HORI, A.; RHEIN, V. Reunindo nossas pérolas: experiência de um grupo de ex-alunos de curso de capacitação em terapia comunitária. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 9, 2017. DOI: 10.26673/tes.v9i0.9583. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9583. Acesso em: 4 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.