THE USE OF PARLENDS IN INTEGRATING COMMUNITY THERAPY
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v12i2.10224Keywords:
Recitative elements. Popular culture. Integrative community therapy. Children’s songs.Abstract
The study aimed to reflect on the use of the parliaments in Integrative Community Therapy (TCI). The parliaments integrate popular culture and are verses with easy rhyme that deal with children's issues, often involving the association between reciting and expressing oneself. This is a qualitative study, carried out through the literature review, and the description of the use of speeches in two groups of Integrative Community Therapy in the Federal District, from 2015 to 2016. The study indicates that the use of TCI's team highlighted the importance of the valorization of cultural identity as a therapeutic strategy, contributing to the reception of participants, networking, strengthening of ties, reduction of tension, possibilities to re-characterize problems and overcome experiences of suffering.
Downloads
References
ARVATI, F. Z.; CURZIO, E. A. C. R. D. Jogos e brincadeiras na Terapia Comunitária. Instrumentos para manutenção do aquecimento do grupo. Relato de Experiência. In.: GRANDESSO, M.; RIVALTA, M. C. B. Terapia comunitária integrativa. Tecendo redes para a transformação social. Saúde, educação e políticas públicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
BARRETO, A. Terapia comunitária integrativa passo a passo. Fortaleza: Gráfica LCR, 2008.
BARRETO, A.; BOYER, J. P. O índio que vive em mim: o itinerário de um psiquiatra brasileiro. São Paulo: Editora Terceira Margem, 2003.
BRAGA, H.; FERNANDES, R. Cancioneiro folclórico infantil. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1970.
CAIFCOM. Programação do curso de pós-graduação lato sensu em terapia comunitária integrativa. Centro de atendimento, ensino e pesquisa do indivíduo família e comunidade. Porto Alegre, 2017. Disponível em: <http://www.caifcom.com.br/pos/index.php?pos=61>. Acesso em: 29 jan. 2016.
CANTIGAS POPULARES. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/cantigas-populares>. Acesso em: 29 jan. 2017.
CAMAROTTI, H.; GOMES, D. O. Terapia Comunitária Integrativa: circularidade nas relações sociais. In: OSÓRIO, L. C.; VALLE, M. E. P. (Orgs.). Manual de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CARÍCIO, M. R. Terapia comunitária: um encontro que transforma o jeito de ver e conduzir a vida. 2010. 133p. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Enfermagem. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, 23 de fevereiro de 2010.
FIX, S. A. B.; LEITE, M. S. V.; GALVANI, C. Algumas reflexões sobre a inserção da música nos encontros de Terapia Comunitária no CEAF (Centro de Assistência à Família). In.: GRANDESSO, M.; RIVALTA, M. C. B. Terapia comunitária integrativa. Tecendo redes para a transformação social. Saúde, educação e políticas públicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
GOMES, D. O. A expansão da terapia comunitária integrativa no Brasil e sua inserção em ações de políticas públicas nacionais. 2013. 154p. Dissertação de Mestrado. Mestrado Acadêmico em Saúde da Família. Universidade Federal do Ceará. Sobral, CE, 23 de agosto de 2013.
MARCONI, M. A.; PRESOTTO, Z. M. N. Antropologia: uma introdução. São Paulo: Atlas, 2008.
MARTINS, M. C. M. et al. Brincadeiras Cantadas. In.: GRANDESSO, M.; RIVALTA, M. C. B. Terapia comunitária integrativa. Tecendo redes para a transformação social. Saúde, educação e políticas públicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
NATERA, G. Brincadeira e música: orientações necessárias. Revista núcleo pedagógico de educação e arte: arte no campo, Florianópolis, v. 9, p. 35-50, 2011.
NOVA, S. V. Introdução à sociologia. São Paulo: Atlas, 2011.
OLIVEIRA, P. S. Introdução à sociologia. São Paulo: Editora Ática, 2005.
OLIVEIRA, D. S. T.; FERREIRA FILHA, M. O. Contribuição dos recursos culturais para a Terapia Comunitária Integrativa na visão do terapeuta. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 32, n. 3, Porto Alegre, set. 2011.
SALVADOR, Prefeitura Municipal de. Adivinhas, charadas, parlendas, provérbios e trava–línguas. Educação infantil/ciclos de aprendizagem I e II / educação de jovens e adultos. Prefeitura Municipal de Salvador. Salvador: 2007.
SILVA, M. R. G. A metáfora na linguagem da terapia comunitária: estudo de caso com pais de alunos do 1º ciclo do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Ipatinga - MG. 2010. 154p. Dissertação de Mestrado. Mestrado Acadêmico em Educação e Linguagem. Centro Universitário de Caratinga. Caratinga, MG, 10 de novembro de 2010.
SOARES, M. S.; SILVA, T. A. Literatura oral: as parlendas e o lúdico na escola. Revista de Letras, Artes e Comunicação. Blumenau, n. 1, v. 3, p. 31-43, jan/abr. 2009.
SOUZA, G. M. L.; SILVA, P. M. C.; AZEVEDO, E. B.; FERREIRA FILHA, M. O.; SILVA, V. C. L.; ESPINOLA, L. L. A contribuição da terapia comunitária no processo de saúde-doença. Cogitare Enfermagem, v. 16, n. 4, p. 682-688, 2011.
ZAGO, R. Entrevista sobre a importância da criança interior. Disponível em: <http://www.somostodosum.com.br/artigos/autoconhecimento/entrevista-sobre-a-importancia-da-crianca-interior-14854.html>. Acesso em: 29 jan. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.