Discutindo sobre estresse e enfrentamento da prematuridade por cuidadores

Autores/as

  • Ana Cristina Barros da Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Julie Anna Barros Smith Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Laila Pires Ferreira Akerman Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Vanessa Oliveira de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro;

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.4.9605

Palabras clave:

Enfrentamento. Estresse. Prematuridade. Cuidadores.

Resumen

Baseado em delineamento descritivo exploratório, nosso objetivo foi discutir sobre o enfrentamento da prematuridade com base na investigação de relações entre estresse materno, estratégias de enfrentamento e variáveis sociodemográficas de mães de crianças entre 0 e 3 anos, atendidas no serviço de follow-up da Maternidade escola da UFRJ. Todas responderam a Escala Modos de Enfrentamento do Problema e o Inventário de Sinais e Sintomas de Stress. Correlações estatísticas significativas não foram encontradas entre as variáveis estudadas; entretanto, 57.2% apresentaram estresse em diferentes níveis. A estratégia de enfrentamento mais prevalente foi o “foco no problema” para mães com e sem sintomas de estresse. Conclui-se que esse tipo de estratégia seria a mais comum no enfrentamento da prematuridade, porque ajuda a mãe na sua preocupação primária com a condição médica do filho.

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Biografía del autor/a

Ana Cristina Barros da Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Psicologia; Maternidade escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espirito Santo.

Julie Anna Barros Smith, Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Instituto de Psicologia; Maternidade escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Laila Pires Ferreira Akerman, Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Instituto de Psicologia; Maternidade escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Vanessa Oliveira de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Instituto de Psicologia; Maternidade escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Citas

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Publicado

01/06/2017

Cómo citar

CUNHA, A. C. B. da; SMITH, J. A. B.; AKERMAN, L. P. F.; SOUZA, V. O. de. Discutindo sobre estresse e enfrentamento da prematuridade por cuidadores. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 1, p. 41–58, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.4.9605. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9605. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - Área da Educação

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