Projeto de letramento na educação infantil: práticas orais e escritas
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v14i2.11902Mots-clés :
Educação infantil, Letramentos, Intencionalidade educativa.Résumé
O presente artigo visa ampliar a reflexão sobre práticas orais e escritas desenvolvidas na Educação Infantil a partir de um projeto de letramento que possibilitou às crianças ampliarem suas experiências culturais ao transitar por diferentes gêneros discursivos. O trabalho pedagógico envolveu crianças da Educação Infantil com a idade entre 4 e 6 anos. Tendo como embasamento teórico a Psicologia Histórico-Cultural (LEONTIEV, 1978a, 1978b, 2014a, 2014b; VYGOTSKI, 1995) e os Estudos do Letramento (KLEIMAN, 2000; TINOCO, 2008), foi possível concluir que a proposta de propiciar, desde a Educação Infantil, o acesso da criança a diferentes práticas orais e escritas, favorece que ela se sinta letrada, ao mesmo tempo em que possibilita que ela assuma diferentes papeis sociais e se aproprie dos conhecimentos elaborados sócio-historicamente.
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