A extensão universitária como lócus de formação do estagiário/terapeuta em fonoaudiologia para o atendimento de sujeitos com transtorno do espectro autista (TEA)
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v15i2.13162Mots-clés :
Autismo, Extensão, Fonoaudiologia, Formação.Résumé
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de estagiários/terapeutas em um projeto de extensão universitária de atendimento fonoaudiológico para sujeitos com diagnóstico de TEA. Os dados foram gerados a partir da resposta de um questionário semiestruturado em que participaram dois acadêmicos. Dentre as principais reflexões dos acadêmicos participantes, se pode observar que a frustração com relação à prática terapêutica para pessoas sem oralidade e diagnóstico de TEA foi um relato recorrente. A percepção do distanciamento entre teoria e prática e a angústia do atendimento clínico para um Outro que não responde às expectativas do estagiário/terapeuta também foi ressaltada pelos acadêmicos. Assim, se conclui que a extensão, enquanto lócus de formação, deve levar em conta a subjetividade do estagiário/terapeuta, para que ele possa ser amparado em outras esferas para além daquela do conhecimento teórico-prático, mas também como lugar de escuta essencial para sua trajetória profissional futura.Téléchargements
Références
ARANTES, Lúcia. Sobre os efeitos do interacionismo no diagnóstico de linguagem. Cad.Est.Ling., Campinas, n. 47, v. 1 e v. 2, pp. 151-157, jan./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637279/5001. Acesso em 28 nov. 2019.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERBERIAN, Ana Paula; SANTANA, Ana Paula (Orgs.). Fonoaudiologia em contextos grupais: referenciais teóricos e práticos. São Paulo: Plexus; 2012.
BORTOLINI, Maristela Helena Zimmer; OTANI, Nilo; MELO, Pedro Antônio de (Orgs.). A Educação superior em Santa Catarina. Editora UFSC, Florianópolis, 2018. 738 p. Disponível em: http://150.162.1.90:8080/pergamumweb/vinculos/000001/00000134.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019.
CARVALHO, Fabíola Gomide Baquero; SÍVERES, Luiz. A dinâmica motivacional no processo de ensino e aprendizagem na extensão universitária. p. 37-70. In: SÍVERES, Luiz (Org.). A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013. 272 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232083. Acesso em: 26 nov. 2019.
COSTA, Aline Aparecida Cezar; BAIOTTO, Cléia Rozani; GARCES, Solange Beatriz Billlig. Aprendizagem: O olhar da extensão. p 61-80. In: SÍVERES, Luiz (Org.). A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013. 272 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232083. Acesso em: 26 nov. 2019.
FRANCISCO, Thiago Henrique Almino. Apresentação. p. 13-16. In: BORTOLINI, Maristela Helena Zimmer; OTANI, Nilo; MELO, Pedro Antônio de (Orgs.). A Educação superior em Santa Catarina. Editora UFSC, Florianópolis, 2018. 738 p. Disponível em: http://150.162.1.90:8080/pergamumweb/vinculos/000001/00000134.pdf. Acesso em 26 nov. 2019.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. Cad. CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, p. 64-81, apr. 2004 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 nov. 2019.
GÓES, Thales Roges Vanderlei de; et al. Extensão universitária: perfil do discente de Fonoaudiologia de uma universidade pública. Distúrbios da Comunicação, v. 30, n. 3, p. 429-439, set. 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/35226/26626. Acesso em: 26 nov. 2019.
GONZATTI, Sonia Elisa Marchi; DULLIUS, Maria Madalena; QUARTIERI, Marli Teresinha. O potencial da extensão para a formação profissional. p: 223-244. In: SÍVERES, Luiz (Org.). A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013. 272 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232083. Acesso em: 26 nov. 2019.
KOEHNTOPP, Paulo Ivo; HERDT, Sebastião Salésio. Prefácio. p. 7-9. In: BORTOLINI, Maristela Helena Zimmer; OTANI, Nilo; MELO, Pedro Antônio de (Orgs.). A Educação superior em Santa Catarina. Editora UFSC, Florianópolis, 2018. 738 p. Disponível em: http://150.162.1.90:8080/pergamumweb/vinculos/000001/00000134.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019.
MANCHUR, Josiane; SURIANI, Ana Lucia Affonso; CUNHA, Márcia Cristina da. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista conexão UEPG, Ponta Grossa, PR, v. 9 n. 2 p. 334-341, 2013. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/5522. Acesso em 26 nov. 2019.
MENEGON, Rodrigues. et al. A importância dos projetos de extensão no processo de formação inicial de professores de educação física. 14ª Jornada do Núcleo de Ensino, UNESP-Marília. 2015. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2015/jornadadonucleo/a-importancia-dos-projetos-de-extensao.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019.
MILLAN, Ana Elisa; POSTALLI, Lidia Maria Marson. Ensino de Habilidades Rudimentares de Leitura para Alunos com Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 25, n. 1, p. 133-154, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382519000100009. Acesso em: 26 nov. 2019.
PORTO, Vanessa Fernandes de Almeida. A extensão universitária e a formação profissional em cursos de graduação em saúde. Orientadora: Josineide Francisco Sampaio. 2017. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/1786/1/A%20extens%C3%A3o%20universit%C3%A1ria%20e%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20profissional%20em%20cursos%20de%20gradua%C3%A7%C3%A3o%20em%20sa%C3%BAde.pdf. Acesso em 26 nov. 2019.
SOUSA, Sônia Margarida Gomes. Prefácio. p. 11-14. In: SÍVERES, Luiz (Org.). A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013. 272 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232083. Acesso em: 26 nov. 2019.
SIGNOR, Rita. Terapia fonoaudiológica em grupo voltada à linguagem escrita: uma perspectiva dialógica. RBLA, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 585-605, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v12n3/a08v12n3. Acesso em 29 nov. 2019.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. Lev Semionovich Vygotsky. Ivan Ivic; Edgar Pereira Coelho (org.) Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 140 p.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.