O estágio de docência nas representações de estudantes de saúde coletiva
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.14742Mots-clés :
Estágio docência, Formação docente, Mestrado de saúde coletiva, Representações sociaisRésumé
Este artigo traz achados de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi desvelar as representações de estudantes do mestrado de Saúde Coletiva de uma universidade pública da Bahia sobre estágio de docência. Os dados produzidos mediante entrevistas semiestruturadas contaram com a participação de doze pós-graduandos, sendo analisados com inspiração na técnica Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Os resultados sinalizam que os mestrandos de Saúde Coletiva consideram o estágio de docência uma atividade curricular imprescindível para a formação de professores universitários. Notou-se certa identidade no referido grupo, a qual foi entendida pela interação, coerência interna e pelo consenso, o que possibilita a existência de representações variadas do citado estágio. Sugerimos que, nos programas stricto sensu, seja discutido o verdadeiro lugar do estágio de docência na pós-graduação que, a nosso ver, transcende a formação de pesquisadores.
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