A formação acadêmica de enfermeiras/os, médicas/os sob a perspectiva da garantia dos direitos humanos das mulheres
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.14747Mots-clés :
Relações comunidade-instituição, Violência doméstica, Equipe interdisciplinar de saúde, Assistência ambulatorial, Assistência integral à saúdeRésumé
Artigo que objetiva apresentar as contribuições para a formação de graduandos de enfermagem e medicina da FCMSCSP, após a vivência assistencial às mulheres em situação de violência doméstica de gênero em projeto de extensão universitária. Pesquisa qualitativa, realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com 9 estudantes de enfermagem e 1 de medicina, entre março e junho de 2019, em salas reservadas na faculdade. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Destacamos as categorias: Acolhimento como sinônimo de escuta ativa; Garantia da autonomia na assistência por meio da construção compartilhada do cuidado; e reflexões sobre a formação no tema da violência contra as mulheres. Os aprendizados que se destacaram foram os que referiam a apresentação dos serviços e direitos das mulheres e a necessidade da construção compartilhada do cuidado, respeitando a autonomia, sem culpa ou julgamento sobre as mulheres.
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