O ChatGPT na educação em saúde de pessoas com estomias intestinais
Potencialidades e controvérsias
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v19i00.18435Mots-clés :
Aprendizado de máquina, Ensino, Estomaterapia, Inteligência artificial, TecnologiaRésumé
Objetivou-se explorar uma forma sequencial de utilização do ChatGPT na educação em saúde para pessoas com estomia intestinal, valendo-se de um caso fictício fundamentado em Marjory Gordon. Trata-se de relato de experiência em 6 etapas, o caso clínico (usuário ETRB) foi elaborado pelo grupo de autores. A Inteligência Artificial (IA), após ser treinada, notadamente foi capaz de definir padrões de Gordon afetados, necessidades de educação em saúde, classificar produtos a serem usados e formas de reabordagem até em padrões julgados como mais subjetivos, por fim, recomendou metas. Mesmo ponderando dilemas bioéticos, problematiza-se que o ChatGPT é útil, imitando o raciocínio humano, contudo, por meio de uma “linguagem direta morta”, assim, a experiência profissional é a chave para utilizar o ChatGPT. O Trabalho Vivo em ato não pode ser capturado pela IA, e, caso não haja reflexividade profissional, não há como ocorrer a dialogização e implementação da prática/educação como “percepções vivas”.
Téléchargements
Références
ACTIS, A. M. Consideraciones bioéticas en relación con el uso de la inteligencia artificial en mastología. Revista Médica del Uruguay, [S. l.], v. 37, n. 4, 2021. DOI: 10.29193/rmu.37.4.12. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S1688-03902021000401502&script=sci_abstract. Acesso em: 15 jul. 2023.
ALVERO, R. ChatGPT: rumors of human providers’ demise have been greatly exaggerated. Fertility and Sterility, [S. l.], v. 119, n. 6, p. 930-931, 2023. DOI: 10.1016/j.fertnstert.2023.03.010. DOI: 10.1016/j.fertnstert.2023.03.010. Disponível em: https://www.fertstert.org/article/S0015-0282(23)00217-0/fulltext. Acesso em: 12 set. 2023.
BAUMAN, Z. Da oclusão mental à revolução permanente. In: BAUMAN, Z. Sobre educação e juventude: conversas com Ricardo Mazzeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. p. 18-25.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada em Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Guia de atenção à saúde da pessoa com estomia. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2021.
CHOI, E. P. H. et al. Chatting or cheating? The impacts of ChatGPT and other artificial intelligence language models on nurse education. Nurse Education Today, [S. l.], v. 125, p. 105796-105796, 2023. DOI: 10.1016/j.nedt.2023.105796. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36934624/. Acesso em: 12 set. 2023.
FIJAČKO, N. et al. Can ChatGPT pass the life support exams without entering the American heart association course? Resuscitation, [S. l.], v. 185, 2023. DOI: 10.1016/j.resuscitation.2023.109732. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36775020/. Acesso em: 12 set. 2023.
FONTENOT, J. Artificial intelligence in nursing education: Embrace, ignore, or proceed with caution. Teaching and Learning in Nursing, [S. l.], v. 18, n. 3, 2023. DOI: 10.1016/j.teln.2023.03.018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1557308723000653?via%3Dihub. Acesso em: 12 set. 2023.
GORDON, M.; SWEENEY, M. A.; MCKEEHAN, K. Nursing diagnosis: looking at its use in the clinical area. The American Journal of Nursing, [S. l.], v. 80, n. 4, p. 672-674, 1980. DOI: 10.2307/3470095. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3470095?origin=crossref. Acesso em: 12 set. 2023.
GORDON, Marjory. Practice-based data set for a nursing information system. Journal of Medical Systems, [S. l.], v. 9, p. 43-55, 1985. DOI: 10.1007/BF00992521. Disponível em: https://doi.org/10.1007/BF00992521. Acesso em: 12 set. 2023.
GORDON, M. Pasado, presente y futuro de los diagnósticos de enfermería. Cultura de los Cuidados, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 172-178, 2015. DOI: 10.14198/cuid.2015.42.16. Disponível em: http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/49340. Acesso em: 12 set. 2023.
GUNAWAN, J. Exploring the future of nursing: Insights from the ChatGPT model. Belitung Nursing Journal, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1-5, 2023. DOI: 10.33546/bnj.2551. DOI: 10.33546/bnj.2551 . Disponível em: https://www.belitungraya.org/BRP/index.php/bnj/article/view/2551. Acesso em: 12 set. 2023.
HAN, B. C. Pedagogia do ver. In: HAN, B. C. (org.). Sociedade do cansaço. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2017a. p. 51-58.
HAN, B. C. Sociedade positiva. In: HAN, B. C. (org.). Sociedade da Transparência. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2017b. p. 09-25.
HARDER, N. Using ChatGPT in Simulation Design: What Can (or Should) It Do for You? Clinical Simulation in Nursing, [S. l.], v. 78, p. A1-A2, 2023. DOI: 10.1016/j.ecns.2023.02.011. DOI: 10.1016/j.ecns.2023.02.011. Disponível em: https://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399(23)00018-X/fulltext. Acesso em: 12 set. 2023.
ISMAIL, A.; GHORASHI, N. S.; JAVAN, R. New horizons: the potential role of OpenAI’s ChatGPT in clinical radiology. Journal of the American College of Radiology, [S. l.], v. 20, n. 7, p. 696 – 698, 2023. DOI: 10.1016/j.jacr.2023.02.025. DOI: 10.1016/j.jacr.2023.02.025. Disponível em: https://www.jacr.org/article/S1546-1440(23)00259-4/fulltext. Acesso em: 12 set. 2023.
JARA, O. A educação na América Latina: o desafio de teorizar a prática para transformar. In: CARDENAL, E. et al. (org.). Lições da Nicarágua: a experiência da esperança. 3. ed. Campinas: Papirus, 1987. p. 84-103.
JOHNSON, S. B. et al. Using ChatGPT to evaluate cancer myths and misconceptions: artificial intelligence and cancer information. JNCI cancer spectrum, [S. l.], v. 7, n. 2, p. pkad015, 2023. DOI: 10.1093/jncics/pkad015. Disponível em: https://academic.oup.com/jncics/article/7/2/pkad015/7078555. Acesso em: 12 set. 2023.
KOO, M. Harnessing the potential of chatbots in education: The need for guidelines to their ethical use. Nurse education in practice, [S. l.], v. 68, p. 103590, 2023. DOI: 10.1016/j.nepr.2023.103590. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1471595323000525?via%3Dihub.
Acesso em: 12 set. 2023.
LANÇA, E. 7 pilares para criar um prompt de sucesso no chatGPT. Instituto Eliel Lança: 2023. Disponível em: https://www.eliellanca.com.br/inteligencia-artificial/os-7-pilares-para-criar-um-prompt-de-sucesso-no-chatgpt/. Acesso em: 02 set. 2023.
MACLEOD, L. Making SMART goals smarter. Physician executive, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 68, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/256098067_Making_SMART_goals_smarter. Acesso em: 15 jul. 2023.
MENESES, A. S. Inteligência artificial na enfermagem: potenciais aplicações e implicações éticas do "ChatGPT". Zenodo [Preprint], [S. l.], v. 1, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7627068. Disponivel em: https://zenodo.org/records/7627068. Acesso em: 02 set. 2023.
MERHY, E. E. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: MERHY, E. E; ONOCKO, R. Agir em Saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 1997. p. 71-112.
NATURE. Tools such as ChatGPT threaten transparent science; here are our ground rules for their use. Nature, [S. l.], v. 613, n. 612, p. 10.1038, 2023. DOI: 10.1038/d41586-023-00191-1. Disponivel em: https://www.nature.com/articles/d41586-023-00191-1. Acesso em: 12 set. 2023.
O'CONNOR, S. Open artificial intelligence platforms in nursing education: Tools for academic progress or abuse? Nurse Education in Practice, [S. l.], v. 66, p. 103537-103537, 2023. DOI: 10.1016/j.nepr.2022.103537. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1471595322002517?via%3Dihub. Acesso em: 12 set. 2023.
ODOM-FORREN, J. The role of ChatGPT in perianesthesia nursing. Journal of PeriAnesthesia Nursing, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 176-177, 2023. DOI: 10.1016/j.jopan.2023.02.006. Disponível em: https://www.jopan.org/article/S1089-9472(23)00066-7/fulltext. Acesso em: 07 nov. 2023.
PEREIRA, A. S.; SILVA, T. R. Um furo em mim: considerações sobre a escuta clínica de pacientes estomizados. Analytica: Revista de Psicanálise, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 1-18, 2022. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4005. Acesso em: 12 set. 2023.
RODRIGUES, F. L. L. O uso da Inteligência Artificial no âmbito da saúde: os limites de sua utilização frente às questões da privacidade e a busca pela ampla garantia da inclusão dos benefícios. In: LOPES, A. M. D. et al. (org). Neurodireito, neurotecnologia e direitos humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2022. p. 131-142.
SCERRI, A.; MORIN, K. H. Using chatbots like ChatGPT to support nursing practice. Journal of Clinical Nursing, [S. l.], v. 32, n. 15-16, p, 4211-4213, 2023. DOI: 10.1111/jocn.16677. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jocn.16677. Acesso em: 15 jul. 2023.
SOBEST. Consenso Brasileiro de Cuidado às Pessoas Adultas com Estomias de Eliminação 2020. 1. ed. São Paulo: Segmento Farma Editores, 2021. 52 p.
SONOBE, H. M. et al. O método do arco no ensino pré-operatório de pacientes laringectomizados. Revista Brasileira de Cancerologia, [S. l.], v. 47, n. 4, p. 425-433, 2001. DOI: 10.32635/2176-9745.RBC.2001v47n4.2291. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2291. Acesso em: 12 set. 2023.
SONOBE, H. M.; BARICHELLO, E.; ZAGO, M. M. F. A visão do colostomizado sobre o uso da bolsa de colostomia. Revista Brasileira de Cancerologia, [S. l.], v. 48, n. 3, p. 341-348, 2002. DOI: 10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n3.2180. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2180. Acesso em: 12 set. 2023.
SOUZA, M. F. et al. Bases teórico-metodológicas para a coleta de dados de enfermagem. In: BARROS, A. L. B. L. (org.). Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem do adulto. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. p. 17-47.
SWEDBERG, R. Exploratory research. In: ELMAN, C.; GERRING, J.; MAHONEY, J. The production of knowledge: Enhancing progress in social Science. Cambridge, 2020. p. 17-41. DOI: 10.1017/9781108762519. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/books/production-of-knowledge/4554525E4C33B4809AE5F77BA5B9C2AE. Acesso em: 12 set. 2023.
WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Ethics and governance of artificial intelligence for health: WHO guidance. 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240029200. Acesso em: 01 set. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.