O ChatGPT na educação em saúde de pessoas com estomias intestinais

Potencialidades e controvérsias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v19i00.18435

Palavras-chave:

Aprendizado de máquina, Ensino, Estomaterapia, Inteligência artificial, Tecnologia

Resumo

Objetivou-se explorar uma forma sequencial de utilização do ChatGPT na educação em saúde para pessoas com estomia intestinal, valendo-se de um caso fictício fundamentado em Marjory Gordon. Trata-se de relato de experiência em 6 etapas, o caso clínico (usuário ETRB) foi elaborado pelo grupo de autores. A Inteligência Artificial (IA), após ser treinada, notadamente foi capaz de definir padrões de Gordon afetados, necessidades de educação em saúde, classificar produtos a serem usados e formas de reabordagem até em padrões julgados como mais subjetivos, por fim, recomendou metas. Mesmo ponderando dilemas bioéticos, problematiza-se que o ChatGPT é útil, imitando o raciocínio humano, contudo, por meio de uma “linguagem direta morta”, assim, a experiência profissional é a chave para utilizar o ChatGPT. O Trabalho Vivo em ato não pode ser capturado pela IA, e, caso não haja reflexividade profissional, não há como ocorrer a dialogização e implementação da prática/educação como “percepções vivas”.

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Biografia do Autor

Antonio Jorge Silva Correa Júnior, Universidade de São Paulo

 Doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental.

André Aparecido da Silva Teles, Universidade de São Paulo

Professor doutor vinculado à USP.

Laís do Espirito Santo Lima, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental.

Fernando Conceição de Lima, Universidade do Estado do Pará

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem.

Renata Karina Reis, Universidade de São Paulo

Professora doutora, Associada do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada.

Mary Elizabeth de Santana, Universidade do Estado do Pará

Professora doutora, Titular do Departamento de Enfermagem.

Helena Megumi Sonobe, Universidade de São Paulo

Professora doutora, Associada do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada.

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

CORREA JÚNIOR, A. J. S.; TELES, A. A. da S.; LIMA, L. do E. S.; LIMA, F. C. de; REIS, R. K.; SANTANA, M. E. de; SONOBE, H. M. O ChatGPT na educação em saúde de pessoas com estomias intestinais: Potencialidades e controvérsias. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 19, n. 00, p. e023012, 2023. DOI: 10.26673/tes.v19i00.18435. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18435. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência