Gênero no cotidiano da creche: mãe, mulher ou educadora infantil?

Auteurs

  • Renata F. Fernandes Gomes
  • Maria de Fátima Araújo

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v4i0.9914

Mots-clés :

educação infantil, gênero, estudos feministas,

Résumé

O sistema educacional no Brasil é um dos setores que mais empregam mulheres. Basta observarmos a composição do quadro profissional docente para verificarmos como a "guetização" sexual se torna evidente. No caso da educação infantil, especialmente, esta situação se agrava, devido o caráter peculiar desta instituição que articula a educação e os cuidados necessários às crianças pequenas. Assim, o presente artigo busca fazer algumas reflexões sobre como a categoria de gênero interfere no dia-a-dia da creche, a partir das falas das educadoras decorrentes de uma pesquisa realizada sobre suas práticas sociais cotidianas, tendo como referência os estudos feministas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

25/05/2017

Comment citer

GOMES, R. F. F.; ARAÚJO, M. de F. Gênero no cotidiano da creche: mãe, mulher ou educadora infantil?. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 4, 2017. DOI: 10.26673/tes.v4i0.9914. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9914. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação