A didática a partir de pedagogos contemporâneos

Autores

  • Rosana de Oliveira Rodrigues Dantas Universidade Regional do Cariri, URCA, Missão Velha (CE).
  • Cloves Santos de Moraes Universidade Regional do Cariri, URCA, Missão Velha (CE).
  • Edivania Gomes da Silva Universidade Regional do Cariri, URCA, Missão Velha (CE).
  • Osmar Hélio Alves Araújo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.10402

Palavras-chave:

Didática. Ensino e aprendizagem. Pedagogos contemporâneos.

Resumo

Neste ensaio, abordamos questões necessárias para a compreensão do campo da Didática, partindo de estudos e pesquisas de pedagogos contemporâneos que nos permitem entender que a Didática estuda o processo de ensino por meio dos seus componentes- os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem- para, com o embasamento na teoria da educação, formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores. Bem como que a lógica da didática é a lógica da produção da aprendizagem (nos alunos), a partir de processos de ensino previamente planejados. A prática da didática é, portanto, uma prática pedagógica, que inclui a didática e a transcende. A finalidade é discutir o campo da Didática, enquanto área da Pedagogia, cujo objetivo de estudo é o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, nesta discussão, discutimos, entre outros pontos: a Didática enquanto uma atividade de cunho pedagógico; notas sobre o campo da Didática; o papel da Didática; o ensino, enquanto objeto de estudo da Didática; o papel dos/as professores/as nos processos de ensino e aprendizagem a partir do campo da Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana de Oliveira Rodrigues Dantas, Universidade Regional do Cariri, URCA, Missão Velha (CE).

Graduanda em Letras, Universidade Regional do Cariri, URCA, Missão Velha (CE).

Cloves Santos de Moraes, Universidade Regional do Cariri, URCA, Missão Velha (CE).

Graduando em Letras, Universidade Regional do Cariri, URCA, Missão Velha (CE).

Edivania Gomes da Silva, Universidade Regional do Cariri, URCA, Missão Velha (CE).

Graduanda em Letras, Universidade Regional do Cariri, URCA, Missão Velha (CE).

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); graduando em Pedagogia; graduado em Letras; especialista em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). A trajetória profissional passa pela docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, pelo trabalho como supervisor educacional, professor-formador de professores, coordenadores e gestores escolares na Rede Municipal de Ensino do Ceará e pela docência no Ensino Superior. Atualmente integra os Grupos de Pesquisas do CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Educação, Trabalho e Formação de Professores (GEPET) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Estar vinculado a Universidade Regional do Cariri (URCA) como professor. É membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Didática e Pedagogia, trabalho docente e práticas pedagógicas, formação de professores, organização e gestão da escola.

Referências

ARAÚJO, Osmar Hélio Alves.; RODRIGUES, Janine Marta Coelho.; ARAGÃO, Wilson Honorato. O (des) lugar da pedagogia e da didática na formação dos professores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. 1, p. 215-226, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.1.2017.9534. Acesso em: 10 jun. 2017.

CANDAU, Vera Maria Ferrão.; KOFFI, Adélia Maria Nehme Simão e. A Didática hoje: reinventando caminhos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 329-348, abr./jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362015000200329. Acesso em: 02 maio 2016.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do Ensino superior? Práxis Educacional, v. 9, n. 15, 2013. Disponível em: http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1947. Acesso em: 04 maio 2016.

FRANCO, Maria Amélia Santoro.; PIMENTA, Selma Garrido. Apresentação. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro.; PIMENTA, Selma Garrido. (Orgs.). Didática: embates contemporâneos. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 07-41.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0601.pdf. Acesso em: 03 maio 2016.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v97n247/2176-6681-rbeped-97-247-00534.pdf. Acesso em: 08 fev. 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?. São Paulo: Cortês, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LUCKES, Cipriano Carlos. O Papel da Didática na Formação do Educador. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 25-34.

MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes.; PIMENTA, Selma Garrido. É possível formar professores sem os saberes da pedagogia?: uma reflexão sobre docência e saberes. Revista Metalinguagens, n. 3, maio 2015, p. 135-156. Disponível em: http://metalinguagens.spo.ifsp.edu.br/wp-content/uploads/2015/05/Amanda-Cristina-Teagno-Lopes-MARQUES-e-Selma-Garrido-PIMENTA.pdf. Acesso em: 28 abr. 2017.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 8. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ampliar o diálogo de saberes para a docência. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro.; PIMENTA, Selma Garrido.(Orgs.). Didática: embates contemporâneos. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p.101-130.

SILVA, Ainda Maria Monteiro. Da didática em questão às questões da Didática. In: CANDAU, Vera Maria. Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 188- 197.

Como referenciar este artigo

DANTAS, Rosana de Oliveira Rodrigues.; MORAES, Cloves Santos de.; SILVA, Edivania Gomes da.; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. A didática a partir de pedagogos contemporâneos. Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, v.13, n.2, p. 187-196, jul./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.26673/tes.v13.n2.jul-dez.2017.10402. ISSN: 1517-7947.

Downloads

Publicado

22/11/2017

Como Citar

RODRIGUES DANTAS, R. de O.; DE MORAES, C. S.; DA SILVA, E. G.; ARAÚJO, O. H. A. A didática a partir de pedagogos contemporâneos. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 2, p. 187–196, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.10402. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10402. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação