Literacia em saúde sexual e reprodutiva na adolescência

Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16969

Palavras-chave:

Adolescente, Letramento em saúde, Saúde reprodutiva

Resumo

Objetivo: Explorar o papel da literacia em saúde sexual e reprodutiva na adolescência. Método: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados PubMed, LILACS, SCOPUS e WEB OF SCIENCE, tendo como critérios de inclusão: artigo original, sem filtro de idioma e tempo. Os descritores aplicados foram: Adolescents, Health Literacy e Sexual and Reproductive Health. Resultados: Seis estudos foram selecionados. Em todos houve forte associação entre não receber informações sobre saúde sexual e gravidez na adolescência. Níveis de literácia positivos estiveram associados a viver em área urbana, acesso à internet, escolaridade, ser solteiro, acesso à informação com profissionais de saúde e aulas sobre educação sexual. Conclusão: Maiores níveis de literacia em saúde estão associados a menores índices de gravidez na adolescência, enfatizando a necessidade de abordar o tema em escolas e equipamentos de saúde frequentados por adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iraneide Nascimento dos Santos, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil

Doutoranda em Hebiatria, Faculdade de Odontologia.

Anila Thais Lucena Barbosa, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil

Mestranda em Hebiatria, Faculdade de Odontologia.

Alka Daby Nascimento de Sales, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil.

Mestranda em Hebiatria, Faculdade de Odontologia.

Joana Gabriela Borjes Soares, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil.

Mestranda em Hebiatria, Faculdade de Odontologia

Guilherme de Andrade Ruela, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de fora – MG – Brasil

Enfermeiro. Mestrado em Saúde Pública (UFMG).

Referências

ALVAREZ-NIETO, C. et al. Sexual and reproductive health beliefs and practices of female immigrants in Spain: A qualitative study. Reproductive Health, v. 12, n. 79, p. 1-10, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4557225/. Acesso em: 02 set. 2021.

ALVES, C. F.; ZAPPE, J. G.; DELL'AGLIO, D. D. Índice de Comportamentos de Risco: Construção e análise das propriedades psicométricas. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 32, p. 371-382, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/dgBXGCKf3fL8K439VKBmYqJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 set. 2021.

ALZATE, M. M. et al. The Effect of Sexual Literacy on Adolescent Pregnancy in Colombia. Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology, v. 33, n. 1, p. 72-82, 2020. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1083-3188(19)30290-6. Acesso em: 02 set. 2021

AQUINO, E. M. L. et al. Adolescência e reprodução no Brasil: A heterogeneidade dos perfis sociais. Cadernos de Saúde Pública, v. 19, n. 2, p. 377-388, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/6khBZqPXRp49jJxKLWrGJbJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 set. 2021

AREA-MOREIRA, M.; RIBEIRO-PESSOA, M. T. From Solid to Liquid: New literacies to the cultural changes of web 2.0. Comunicar, v. 19, n. 38, p. 13-20, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/9238727/From_Solid_to_Liquid_New_Literacies_to_the_Cultural_Changes_of_Web_2_0. Acesso em: 16 set. 2021.

BARCHI, F. et al. Contraceptive literacy among school‐going adolescents in Botswana. International nursing review, v. 69, n. 1, p. 86-95, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354312671_Contraceptive_literacy_among_school-going_adolescents_in_Botswana. Acesso em: 13 set. 2021.

CABRERA, C. G.; IGARTUA, J. J. The narrative and media literacy as influential factors in the efficacy of programs for the prevention of teenage pregnancy. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGICAL ECOSYSTEMS FOR ENHANCING MULTICULTURALITY, 4., 2016. Annals [...]. TEEM, 2016. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3012430.3012668. Acesso em: 10 set. 2021.

CAMARGO, E. A. I.; FERRARI, R. A. P. Adolescentes: Conhecimentos sobre sexualidade antes e após a participação em oficinas de prevenção. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, n. 3, p. 937-946, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/8kgddtXc5hSsg9bt985zwsj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 set. 2021.

CAPUTO, V. G.; BORDIN, I. A. Gravidez na adolescência e uso frequente de álcool e drogas no contexto familiar. Revista de Saúde Pública, v. 42, n. 3, p. 402-410, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/fBDXm8XMQbgKM5xKwZpQfJP/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2021.

DENNIS, S. et al. Which providers can bridge the health literacy gap in lifestyle risk factor modification education: A systematic review and narrative synthesis. BMC family practices, v. 13, n. 44, 2012. Disponível em: https://bmcprimcare.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/1471-2296-13-44.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.

DONGARWAR, D.; SALIHU, H. M. Influence of sexual and Reproductive Health Literacy on Single and Recurrent Adolescent Pregnancy in Latin America. Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology, v. 32, n. 5, p. 506-513, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31195100/. Acesso em: 10 set. 2021.

FLEURY, S. A.; JOSEPH, P.; PAPAGIANOPOULOS, J. E. Adolescent health literacy and health behaviors: A systematic review. Journal of adolescence, v. 62, p. 116-127, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29179126/. Acesso em: 10 set. 2021.

FURLANETTO, M. F.; MARIN, A. H.; GONCALVES, T. R. Acesso e qualidade da informação recebida sobre sexo e sexualidade na perspectiva adolescente. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 3, p. 644-664, 2019. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180842812019000300006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 set. 2022.

GIR, E.; NOGUEIRA, M. S.; PELÁ, N. T. R. Sexualidade Humana na formação do enfermeiro. Revista Latino Americana de Enfermagem, v. 8, n. 2, p. 33-40, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/vpPpQSzh4qbsHJRJv7Cj7Xr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 set. 2021.

GUANABENS, M. F. G. et al. Gravidez na adolescência: Um desafio à promoção da saúde integral do adolescente. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 12, p. 20-24, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/rbhMzfGzyy48zfq8qhR3DvN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2021.

LEITE, V. J. A captura das crianças e adolescentes: Refletindo sobre controvérsias públicas envolvendo gênero e sexualidade nas políticas de educação. Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ucdb, p. 11-30, 2019. Universidade Católica Dom Bosco. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1354. Acesso em: 24 set. 2022.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

MADKOUR, A. S. et al. Macro-level age norms for the timing of sexual initiation and adolescents' early sexual initiation in 17 European countries. Journal of Adolescent Health, v. 55, n. 1, p. 114-121, 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4065809/. Acesso em: 11 set. 2021.

MARQUES, S. S. et al. Sexuality Education Websites for Adolescents: A framework-based content analysis. Journal Of Health Communication, v. 20, n. 11, p. 1310-1319, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26147453/. Acesso em: 10 set. 2021.

MELNYK, B. M.; FINEOUT-OVERHOLT, E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: A guide to best practice. Pensilvânia: Lippincot Williams & Wilkins, 2015.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Uso de gerenciador de referências bibliográficas na seleção dos estudos primários em revisão integrativa. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 28, e20170204, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/HZD4WwnbqL8t7YZpdWSjypj/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2021.

MERTEN, S.; MLOTSHWA, L.; SCHWARZ, J. Youth, sexuality, gender, and health: Dealing with a social phenomenon. International Journal of Public Health, v. 65, n. 4, p. 375-376, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00038-020-01392-5. Acesso em: 20 set. 2021.

MEYER, D. E. E. et al. "Você aprende. A gente ensina?": Interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, n. 6, p. 1335-1342, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/k5gxyfQdHPLf9nBv6knHRvv/?lang=pt. Acesso em: 11 set. 2021.

MOLINA, M. et al. Embarazo en la adolescencia y su relación con la deserción escolar. Revista Médica de Chile, v. 132, n. 1, p. 65-70, 2004. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-98872004000100010. Acesso em: 10 set. 2021.

NELSON, E. et al. The unintended consequences of sex education: An ethnography of a development intervention in latin america. Anthropology & Medicine, v. 21, n. 2, p. 189-201, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25175294/. Acesso em: 23 set. 2021.

NUTBEAM, D. The Evolving Concept of Health Literacy. Social Science & Medicine, v. 67, n. 12, p. 2072–2078, dez. 2008. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18952344/. Acesso em 30 set. 2021.

PERES, F.; RODRIGUES, K. M.; SILVA, T. L. Literacia em saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2021. Disponível em: https://books.scielo.org/id/2ty3q. Acesso em 14 set. 2021.

RITCHWOOD, T. D. et al. Risky sexual behavior and substance use among adolescents: A meta-analysis. Children And Youth Services Review, v. 52, p. 74-88, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25825550/. Acesso em: 14 set. 2021.

SANTISOUK, P.; HANSANA, V.; HUONG, N. T. Pregnancy health literacy among teenagers in Kaysone district, Savannakhet Province, Lao PDR. Global health action, v. 13, n. 2, 1791412, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7480437/. Acesso em: 15 set. 2021.

SELOILWE, E. S. et al. Parent and youth communication patterns on HIV and AIDS, STIs and sexual matters: Opportunities and challenges. Journal of Child and Adolescence Behavior, v. 3, n. 203, p. 1-6, 2015. Disponível em: https://ubrisa.ub.bw/bitstream/handle/10311/1825/Seloilwe_JCAB_2015.pdf?sequence=1. Acesso em: 25 set. 2022.

SVENSSON, P.; CARLZÉN, K.; AGARDH, A. Exposure to culturally sensitive sexual health information and impact on health literacy: a qualitative study among newly arrived refugee women in Sweden. Culture, health & sexuality, v. 19, n. 7, p. 752-766, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13691058.2016.1259503. Acesso em: 02 set. 2021.

SILVA, J. C. P. et al. Diversidade sexual: uma leitura do impacto do estigma e discriminação na adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 07, p. 2643-2652, 2021. Disponível em: https://academic.oup.com/heapro/article-abstract/36/4/933/6024573?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 10 set. 2021.

SILVA-JÚNIOR, M. F.; SOUSA, M. L. R; BATISTA, M. J. Health literacy on oral health practice and condition in an adult and elderly population. Health Promotion International, v. 36, n. 4, p. 933-942, 2020. Disponível em: https://academic.oup.com/heapro/article-abstract/36/4/933/6024573?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 14 set. 2021.

SILVA, T. L. Contribuições da Literacia em Saúde (Health Literacy) para o aprimoramento das ações de educação em saúde na Atenção Básica. 2017. Tese (Doutorado) – Fundação Oswaldo Cruz, 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/tes-6983. Acesso em: 16 set. 2021.

STUMBAR, S. E.; GARBA, N. A.; HOLDER, C. Let's talk about sex: The social determinants of sexual and reproductive health for second-year medical students. MedEdPORTAL, v. 14, 10772, 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6346481/. Acesso em: 16 set. 2021.

SVENDSEN, M. T. et al. Associations of health literacy with socioeconomic position, health risk behavior, and health status: a large national population-based survey among Danish adults. BMC Public Health, v. 20, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7187482/. Acesso em: 12 set. 2021.

TFOUNI, L. V. Adultos não-alfabetizados em uma sociedade letrada. São Paulo: Cortez, 2006.

SORTA-BILAJAC TURINA, I. S. B. et al. Unaprjeđenje zdravstvene pismenosti učenika osmih razreda o reproduktivnom zdravlju–prikaz radionice “Komunikacija, emocije, spolnost”. Medicina, v. 55, n. 1, p. 79-88, 2019. Disponível em: https://hrcak.srce.hr/file/315848. Acesso em: 16 set. 2021.

VONGXAY, V. et al. Sexual and reproductive health literacy of school adolescents in Lao PDR. PloS One, v. 14, n. 1, e0209675, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6334956/. Acesso em: 16 set. 2021.

WARNER, C. et al. Sexual health knowledge of US medical students: A national survey. The Journal of Sexual Medicine, v. 15, n. 8, p. 1093-1102, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30017717/. Acesso em: 16 set. 2021.

Publicado

30/11/2022

Como Citar

SANTOS, I. N. dos; BARBOSA, A. T. L.; SALES, A. D. N. de; SOARES, J. G. B.; RUELA, G. de A. Literacia em saúde sexual e reprodutiva na adolescência: Uma revisão integrativa. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022017, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.16969. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16969. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Áreas da Educação e Saúde