A inserção/reinserção da criança com doença renal crônica na escola: a implentação de um projeto de diálogos entre escola e serviço de saúde
DOI:
https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9601Palavras-chave:
Educação. Saúde. Hemodiálise. Psicoeducação. Intervenção.Resumo
Este trabalho teve como objetivo a inserção/reinserção das crianças e adolescentes com Doença Renal Crônica (DRC) na escola uma vez constatado, pelo serviço psicopedagógico, que as mesmas não estavam frequentando as instituições regulares de ensino. Para tanto, foram realizadas visitas técnicas às escolas visando compreender a situação global da criança no meio escolar bem como instrumentalizar a equipe escolar com as informações necessárias sobre a DRC e seus consequentes cuidados nutricionais, emocionais e sociais. As visitas às escolas das crianças promoveram entrevistas e diálogos com toda a equipe escolar sendo possível observar e ouvir discursos dos profissionais envolvidos diretamente com a criança nos quais, os mesmos, consideravam-se “despreparados” e “mal informados” sobre a doença. Este estudo ressalta a importância da parceria eficaz das equipes: hospitalar e escolar quanto à manutenção da escolaridade do paciente com DRC. Ainda, para futuras ações, visa-se à sistematização da intervenção psicoeducativa.
Downloads
Referências
ABREU, Isabella Schroeder et al. Children and adolescents on hemodialysis: attributes associated with quality of life. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 48, n. 4, p. 602-609, ago. 2014.
ABREU, Isabella Schroeder et al. Crianças e adolescentes com insuficiência renal em hemodiálise: percepção dos profissionais. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 68, n. 6, p. 1020-1026, dec. 2015.
ANDRADE, J. C. Educação: um direito interrompido? In: Escolarização hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009, p.118-131.
ALMODÓVAR, A. A. B. et al. Detecção de bactérias Gram-negativas não fermentadoras em água tratada para diálise. Revista Instituto Adolfo Lutz, v.66, n. 2, p. 172-175, 2007.
CECCIM, R. B.; CARVALHO, P. R. A. (Org). Criança hospitalizada: atenção integral como escuta a vida. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1997.
CHALLINOR, P. Hemodialysis In: CHALLINOR, P. Renal Nursing. Tindall Elsevier: Ed Thomas, p. 181-222, 2008.
COMPAS, B. C.; CONNOR-SMITH, J. K.; SALTZAMAN, H.; THOMSEN, A. H.; WAGSWORTH, M. E. Coping with stress during childhood and adolescence: Problems, progress, and potential in theory and research. Psychological Bulletin, 127(1), 87-127, 2001.
FERREIRA, P. K. R. K. O apoio psicopedagógico ao paciente em tratamento prolongado: uma investigação sobre o processo de aprendizagem no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2011. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
FONSECA, E. S. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003.
MATOS, L. M. (Org.). Escolarização hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
NUCCI, N. A. G. A criança com leucemia na escola. Campinas/SP: Livro Pleno, 2002.
ORTIZ, L. C. M.; FREITAS, S. N. Classe hospitalar: caminhos pedagógicos entre saúde e educação. Santa Maria: Ed. UFSM, 2005.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAUDE (OMS). Preamble to the Constitution of the World Health Organization as adopted by the Internatioanal Health Conference. New York, 19-22 junho, 1946.
SILVA, S. E. M.; SILVA, L. W. S. Impacto da hemodiálise na vida de adolescentes acometidos pela insuficiência renal crônica. Adolesc Saude. 2011;8(1):43-50.
VIEIRA, Sheila de Souza.; DUPAS, Giselle.; FERREIRA, Noeli Marchioro Liston Andrade. Doença renal crônica: conhecendo a experiência da criança. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 74-83, mar. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.