Relato de experiência: a percepção sobre o serviço social escolar a partir da atuação no Colégio Nossa Senhora das Neves - Natal/RN

Autores

  • Viviane Moura da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9883

Palavras-chave:

Estágio. Colégio Nossa Senhora das Neves. Serviço Social. Intervenção. Competências.

Resumo

O relato de experiência a seguir apresenta minha vivência durante o período de estágio curricular no Colégio Nossa Senhora das Neves, enquanto graduanda de Serviço Social da UFRN. Este trabalho é fruto do relatório final de estágio e do projeto de intervenção, ambos elaborados durante a experiência do estágio entre 2013 e 2014. Serão mostradas algumas dificuldades encontradas no campo profissional, desde o pouco reconhecimento sobre o trabalho exercido pelo setor de Serviço Social na instituição, até a dificuldade de delimitar as atribuições e competências profissionais dos Assistentes Sociais nas próprias instituições devido a constante articulação do Serviço Social com as demais profissões. Como parte do projeto de intervenção foram aplicados questionários com pais e familiares de estudantes do local para saber a percepção desses sobre o exercício profissional na instituição e a partir das informações obtidas, foram feitas divulgações e orientações sobre as competências profissionais do Assistente Social na área educacional, até então entendido como um campo de atuação ainda recente e não muito discutido no seio da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Moura da Silva

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

BRASIL. Código de Ética do Assistente Social. Lei 8.662, de 13 de março de 1993.

BRASIL. Lei 12.101, de 27 de novembro de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12101.htm. Acesso em: 12 maio 2017.

BRASIL. Projeto de Lei 3.466 de 2012. Disponível em: http://www.camara.leg.br/sileg/integras/978783.pdf. Acesso em: 12 maio 2017.

MACIEL, Marina.; CARDOSO, Franci Gomes. Metodologia do Serviço Social: a práxis como base conceitual. Cadernos ABESS, n. 3. São Paulo: Cortez, 1989.

SOUZA, Íris de Lima. Competências e saberes do Assistente Social na educação escolar: elementos de referência para o fazer profissional. In: Serviço Social na educação: Que saberes? Que competências? 2011, EdUnp, Natal/RN.

Downloads

Publicado

22/11/2017

Como Citar

SILVA, V. M. da. Relato de experiência: a percepção sobre o serviço social escolar a partir da atuação no Colégio Nossa Senhora das Neves - Natal/RN. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 2, p. 348–355, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9883. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9883. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência