Os aspectos culturais na elaboração de material didático para o ensino de língua de herança: estudo de caso

Rosângela Maria Laurindo Fornasier, Fernanda Landucci Ortale, Vinicio Corrias

Resumo


Neste artigo são apresentadas as principais contribuições de um estudo sobre o papel da cultura na elaboração de materiais didáticos em contexto de ensino de italiano como língua de herança. Como base teórica foram utilizados os pressupostos da Pedagogia Pós-Método, bem como os conceitos de cultura, identidade e língua de herança. Os resultados apontam, em primeiro lugar, que histórias de vida de membros da comunidade podem se constituir como uma rica matéria-prima para elaboração de material didático e, em segundo lugar, que o próprio ato de colher narrativas orais na língua de herança contribui para que a própria comunidade se envolva no planejamento de ações para a revitalização linguística e cultural de que são herdeiros.


Palavras-chave


Língua de herança; Imigração italiana; Pedagogia pós-método.

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DOI: https://doi.org/10.29051/rel.v4.n1.2018.10993



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