PIBID: o ensino dos estrangeirismos por meio da aprendizagem baseada em problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11675

Palavras-chave:

PIBID, Estrangeirismos, Aprendizagem baseada em problemas

Resumo

O ensino atual tornou-se um desafio no cotidiano dos professores mais velhos, bem como os jovens licenciados, pois a moderna sociedade do conhecimento necessita que os mesmos repensem suas práticas pedagógicas diariamente, além disso, é esperado que os educadores tornem-se articuladores, mediadores e reflexivos implicando proporcionar aos alunos um aprendizado autônomo e inovador modificando o processo de ensino superando a transmissão de conhecimento conservadora. O Pibid é um elo entre as secretarias estaduais e municipais de educação com as universidades brasileiras, que visa proporcionar a melhoria da educação pública, além de, fazer uma reforma positiva na formação dos novos licenciados. Portanto, busca-se nesse relato de experiência apresentar uma sequência didática sobre a utilização dos estrangeirismos, aplicada no subprojeto de Letras Português, a qual consistiu no uso da metodologia ativa da aprendizagem baseada em problemas, que modificou o ensino tradicional dando espaço para a produção do conhecimento autônomo e com significado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Gabriele da Silva, Universidade do Sagrado Coração

Graduada em Letras Licenciatura pela Universidade do Sagrado Coração, Bauru-SP

Carlos Vinícius Olímpio, Universidade do Sagrado Coração

Graduando do curso de Letras Licenciatura na Universidade do Sagrado Coração, Bauru.

Lívia Carolina Baenas Barizon, Universidade do Sagrado Coração

Mestra em Letras no Programa: Filologia e Língua Portugues pela Universidade de São Paulo (USP). Bem como, professora na Universidade do Sagrado Coração, Bauru-SP

Referências

ALVES, I. M. Neologismo: criação lexical. São Paulo: Ática, 2002.

BEHRENS, M. A. O paradigma da complexidade. Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011

BIDERMAN, M. T. C. Teoria linguística (linguística quantitativa e computacional). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.

FARACO, C. A. (org.) Estrangeirismos — guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2001.

MORÁN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas-Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, 2015.

SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): Um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, v. 5, p. 182-200, 2015.

Downloads

Publicado

01/07/2018

Como Citar

DA SILVA, A. G.; OLÍMPIO, C. V.; BARIZON, L. C. B. PIBID: o ensino dos estrangeirismos por meio da aprendizagem baseada em problemas. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 302–307, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11675. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/11675. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência