PIBID: o ensino dos estrangeirismos por meio da aprendizagem baseada em problemas

Alana Gabriele da Silva, Carlos Vinícius Olímpio, Lívia Carolina Baenas Barizon

Resumo


O ensino atual tornou-se um desafio no cotidiano dos professores mais velhos, bem como os jovens licenciados, pois a moderna sociedade do conhecimento necessita que os mesmos repensem suas práticas pedagógicas diariamente, além disso, é esperado que os educadores tornem-se articuladores, mediadores e reflexivos implicando proporcionar aos alunos um aprendizado autônomo e inovador modificando o processo de ensino superando a transmissão de conhecimento conservadora. O Pibid é um elo entre as secretarias estaduais e municipais de educação com as universidades brasileiras, que visa proporcionar a melhoria da educação pública, além de, fazer uma reforma positiva na formação dos novos licenciados. Portanto, busca-se nesse relato de experiência apresentar uma sequência didática sobre a utilização dos estrangeirismos, aplicada no subprojeto de Letras Português, a qual consistiu no uso da metodologia ativa da aprendizagem baseada em problemas, que modificou o ensino tradicional dando espaço para a produção do conhecimento autônomo e com significado.


Palavras-chave


PIBID; Estrangeirismos; Aprendizagem baseada em problemas

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, I. M. Neologismo: criação lexical. São Paulo: Ática, 2002.

BEHRENS, M. A. O paradigma da complexidade. Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011

BIDERMAN, M. T. C. Teoria linguística (linguística quantitativa e computacional). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.

FARACO, C. A. (org.) Estrangeirismos — guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2001.

MORÁN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas-Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, 2015.

SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): Um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, v. 5, p. 182-200, 2015.




DOI: https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11675



Direitos autorais 2018 Revista EntreLínguas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Rev. EntreLínguas, Araraquara, SP, Brasil. e-ISSN: 2447-3529, ISSN: 2447-4045

DOI Prefix: 10.02951/rel

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.