PIBID: o ensino dos estrangeirismos por meio da aprendizagem baseada em problemas
DOI:
https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11675Palavras-chave:
PIBID, Estrangeirismos, Aprendizagem baseada em problemasResumo
O ensino atual tornou-se um desafio no cotidiano dos professores mais velhos, bem como os jovens licenciados, pois a moderna sociedade do conhecimento necessita que os mesmos repensem suas práticas pedagógicas diariamente, além disso, é esperado que os educadores tornem-se articuladores, mediadores e reflexivos implicando proporcionar aos alunos um aprendizado autônomo e inovador modificando o processo de ensino superando a transmissão de conhecimento conservadora. O Pibid é um elo entre as secretarias estaduais e municipais de educação com as universidades brasileiras, que visa proporcionar a melhoria da educação pública, além de, fazer uma reforma positiva na formação dos novos licenciados. Portanto, busca-se nesse relato de experiência apresentar uma sequência didática sobre a utilização dos estrangeirismos, aplicada no subprojeto de Letras Português, a qual consistiu no uso da metodologia ativa da aprendizagem baseada em problemas, que modificou o ensino tradicional dando espaço para a produção do conhecimento autônomo e com significado.
Downloads
Referências
ALVES, I. M. Neologismo: criação lexical. São Paulo: Ática, 2002.
BEHRENS, M. A. O paradigma da complexidade. Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011
BIDERMAN, M. T. C. Teoria linguística (linguística quantitativa e computacional). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.
FARACO, C. A. (org.) Estrangeirismos — guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2001.
MORÁN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas-Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, 2015.
SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): Um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, v. 5, p. 182-200, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.