Práticas de letramentos acadêmicos de alunos do Pibid interdisciplinar linguagens-Furb
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v5i1.12795Palavras-chave:
Práticas de letramentos, Letramentos acadêmicos, Desenvolvimento profissional docente, Movimentos reflexivos, Pibid.Resumo
Não obstante falar inglês seja uma prática altamente valorizada na sociedade brasileira, observa-se entre a população a crença de que não se aprende inglês na escola pública. Parte-se da ideia de que crenças são individuais, sociais, dinâmicas, contextuais e paradoxais, e que além de resultar de experiências, podem ser ressignificadas. No contexto de formação de professores, ao investigar práticas de letramentos acadêmicos, procura-se entender os significados que os sujeitos atribuem às práticas sociais de leitura e escrita. Neste cenário, o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) se consolidou como oportunidade de formação inicial. Na parceria universidade-escola de educação básica, por meio da mediação de professores supervisores nos dois espaços, sentidos sobre a docência são discutidos e construídos. Este artigo reporta uma pesquisa de iniciação científica, de cunho qualitativo, que objetivou investigar práticas de letramentos de três acadêmicos de um curso de Letras Português/Inglês participantes do Pibid no período de agosto/2017 a fevereiro/2018. Vinte aulas ministradas pelos sujeitos foram observadas, bem como as reuniões do grupo, e as produções escritas (diários reflexivos, planos de aula e resumos para eventos científicos) foram coletadas bem como um questionário foi aplicado pelas pesquisadoras. Os resultados indicam que o desenvolvimento de práticas de letramentos acadêmicos reflete, de forma positiva, nos processos formais e informais de atuação acadêmica e profissional dos licenciandos. A estrutura de organização, as oportunidades de ressignificação de crenças, de reflexão sobre teoria e prática docente e de mediação do mais experiente se mostraram como pontos fortes do programa.Downloads
Referências
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