Recursos digitais em um curso de inglês para fins específicos no Idiomas sem Fronteiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.18797

Palavras-chave:

Idiomas sem Fronteiras, Recursos Digitais, Speaking e Listening

Resumo

Recursos digitais ganharam proeminência diante da pandemia da COVID-19, substituindo rapidamente as aulas presenciais por ambientes on-line e híbridos. Este estudo tem por contexto o “Idiomas sem Fronteiras” (IsF), que oferta cursos de línguas para fins específicos à comunidade universitária visando desenvolver e capacitar sua proficiência linguística, assim como formar professores de línguas para internacionalização. Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação, e aqui objetivamos identificar recursos digitais utilizados por professores em formação no IsF em aulas de inglês para fins específicos. Os dados, de natureza qualitativa, originam-se da observação participante em encontros de formação pedagógica e cursos ministrados por professores em formação, bem como de anotações em diário de campo.  A partir das observações, foi possível identificar os recursos utilizados no curso, compreender o uso dessas ferramentas e as habilidades que foram desenvolvidas com o seu uso no decorrer das aulas.    

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Biografia do Autor

Debora Cristofolini, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Pedagogia (Centro Universitário Leonardo da Vinci, 2010), em Letras Português e Inglês (FURB). Mestre no Programa de Pós-graduação em Educação da FURB e professora de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino de Indaial/SC.

Cyntia Bailer, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Letras Português e Inglês (FURB). Mestre em Letras (Inglês e Literatura correspondente) pela UFSC (2011). Doutora em Estudos da Linguagem. Professora no Departamento de Letras e no Programa de Pós-graduação em Educação da FURB.

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

CRISTOFOLINI, D.; BAILER, C. Recursos digitais em um curso de inglês para fins específicos no Idiomas sem Fronteiras. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024022, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.18797. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18797. Acesso em: 19 fev. 2025.