Recursos digitais em um curso de inglês para fins específicos no Idiomas sem Fronteiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.18797

Palavras-chave:

Idiomas sem Fronteiras, Recursos Digitais, Speaking e Listening

Resumo

Recursos digitais ganharam proeminência diante da pandemia da COVID-19, substituindo rapidamente as aulas presenciais por ambientes on-line e híbridos. Este estudo tem por contexto o “Idiomas sem Fronteiras” (IsF), que oferta cursos de línguas para fins específicos à comunidade universitária visando desenvolver e capacitar sua proficiência linguística, assim como formar professores de línguas para internacionalização. Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação, e aqui objetivamos identificar recursos digitais utilizados por professores em formação no IsF em aulas de inglês para fins específicos. Os dados, de natureza qualitativa, originam-se da observação participante em encontros de formação pedagógica e cursos ministrados por professores em formação, bem como de anotações em diário de campo.  A partir das observações, foi possível identificar os recursos utilizados no curso, compreender o uso dessas ferramentas e as habilidades que foram desenvolvidas com o seu uso no decorrer das aulas.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Cristofolini, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Pedagogia (Centro Universitário Leonardo da Vinci, 2010), em Letras Português e Inglês (FURB). Mestre no Programa de Pós-graduação em Educação da FURB e professora de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino de Indaial/SC.

Cyntia Bailer, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Letras Português e Inglês (FURB). Mestre em Letras (Inglês e Literatura correspondente) pela UFSC (2011). Doutora em Estudos da Linguagem. Professora no Departamento de Letras e no Programa de Pós-graduação em Educação da FURB.

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 15 jul. 2023.

CARVALHO, O. L. S. Dicionário monolíngue de aprendizagem e português do Brasil. In: Gelne - II ECLAE: Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. João Pessoa, 2003. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/dicionario%20monolingue/principal.htm. Acesso em: 15 jul. 2023.

CÓ, E. P.; AMORIM, G. B.; FINARDI, K. R. Ensino de línguas em tempos de pandemia: experiências com tecnologias em ambientes virtuais. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 112–140, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.53173. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/53173. Acesso em: 15 jul. 2023.

COLET, A. R. R. Língua Inglesa: A Prática Pedagógica em Sala de Aula. Curitiba: Appris, 2019.

COUNCIL OF EUROPE. Common European Framework of Reference for Languages: Learning, teaching, assessment – Companion volume. Council of Europe Publishing, Strasbourg, 2020. Disponível em: www.coe.int/lang-cefr. Acesso em: 15 jul. 2023.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GARCIA, D. N. M.; SECONE, I. H.; SANTOS, D. C. Curso on-line de japonês da Unesp: Desbravando caminhos em prol do ensino/aprendizagem. In: Idiomas sem Fronteiras: multilinguismo, política linguística e internacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021. p. 347-367.

GODOY, S.; GONTOW, C.; MARCELINO, M. English Pronunciation for Brazilians. São Paulo: Disal, 2006.

KUROSKI, A. P. B. Práticas de leitura na constituição de professores em formação no Programa Idiomas sem Fronteiras. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau, 2020.

MANNING, S.; JOHNSON, K. E. The technology toolbelt for teaching. Indianapolis: John Wiley & Sons, 2011.

MORAN, J. M. Gestão inovadora da escola com tecnologias. In: VIEIRA, A. T. (org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003. p. 151-164.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/REVUFG.V20.63438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 03 jan. 2023.

RAEL, E. C. Ensino e aprendizagem da pronúncia do inglês para aprendizes brasileiros: foco no acento primário. 2020. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

SARMENTO, S.; DUTRA, D. P.; BARBOSA, M. V.; MORAES FILHO, W. ISF e Internacionalização: da teoria à prática. In: SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M.; MORAES, W. M. (org.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 77-104.

SILVA, L. F.; PINTO, P. T. As Ted talks no curso de compreensão oral em língua inglesa do IsF. In: Idiomas sem Fronteiras: internacionalização da educação superior e formação de professores de língua estrangeira. 1ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021. p. 179 – 195.

TOKUHAMA-ESPINOSA, T. Making classrooms better: 50 practical applications of Mind, Brain, and Education Science. New York: W. W. Norton & Company, 2014.

Publicado

28/05/2024

Como Citar

CRISTOFOLINI, D.; BAILER, C. Recursos digitais em um curso de inglês para fins específicos no Idiomas sem Fronteiras. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024022, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.18797. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18797. Acesso em: 21 nov. 2024.