Dificuldades na competência oral de estudantes de educação secundária numa sociedade bilingue com duas línguas em contato: o caso do ensino de inglês para falantes de catalão e espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5iesp.1.12983

Palavras-chave:

Línguas em contato, Competência oral, Aquisição de segundas línguas, Interação, Feedback.

Resumo

Aprender uma segunda língua é considerado como algo positivo ou estimulante por muitas pessoas. Dada a sua importância ou valor, a maioria dos cidadãos sabe mais do que uma língua. O objetivo deste estudo é mostrar como o inglês é adquirido numa sociedade onde existe um contato linguístico (catalão e espanhol), focalizando particularmente o tipo de comunicação e interação presente no sistema educacional. O nosso principal objetivo é decifrar as atitudes que os alunos têm em relação a esse tema e indicar os modos em relação a como eles usam a linguagem, para poder mencionar os maiores obstáculos que enfrentam no processo de aquisição. Além disso, tentará indicar quais são os aspectos mais relevantes a serem considerados no desenvolvimento da comunicação oral dentro das salas de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Gutiérrez Villar, Generalitat de Catalunya

– Profesora de educación Secundaria Obligatoria. INS Montsià. Terres de l’Ebre.

Referências

BAGARIĆ, V. Defining communicative competence. Metodika, v. 8, br. 1, p. 94-103, 2007. Available in: https://hrcak.srce.hr/file/42651. Accessed in: 25 abr. 2019.

BROWN, G.; YULE, G. Teaching the Spoken Language. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

JENKINS, J. World Englishes. A resource book for students. Abingdon: Routledge, 2009.

KRISHNA, B. Mother Tongue Use in English Classroom. Journal of NELTA, 2006. Available in: https://www.academia.edu/962234/Mother_Tongue_Use_in_English_Classroom?auto=download. Accessed in: 25 abr. 2019.

MCCROSKEY, J. Communication competence and performance: a research and pedagogical perspective. Communication Education, v. 31, 1982. Accessed in: 25 abr. 2019

ORAL COMMUNICATION COMPETENCY ASSESSMENT COMMITTEE. A Report on Oral Communication at the University of Virginia. Virginia: University of Virginia, 2006.

SCARCELLA, R.; ANDERSEN, E.; AND KRASHEN, S. Developing communicative competence in a second language. Boston: Newbury House Publishers, 1990.

SEARGEANT, P. Exploring World Englishes: Language in a Global Context. Abingdon: Routledge, 2012.

Downloads

Publicado

01/10/2019

Como Citar

GUTIÉRREZ VILLAR, C. Dificuldades na competência oral de estudantes de educação secundária numa sociedade bilingue com duas línguas em contato: o caso do ensino de inglês para falantes de catalão e espanhol. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. esp.1, p. 297–311, 2019. DOI: 10.29051/el.v5iesp.1.12983. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12983. Acesso em: 6 dez. 2021.