Linguagem e aprendizagem: a atenuação em português e espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5iesp.1.12989

Palavras-chave:

Atenuação, Espanhol, Português, Língua estrangeira.

Resumo

Neste artigo, será desenvolvida uma análise interlinguística (espanhol-português) para determinar os elementos de atenuação existentes em espanhol e português. Para isso, foi muito importante a importância dada ao fenômeno pragmático da atenuação no Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas e no Plan Curricular do Instituto Cervantes. Depois se faz uma análise baseada em fundamentos teóricos sobre o que é a atenuação e quais são os recursos existentes na língua materna do aluno. A seguir, é colocado o Focus on Form e é facilitada a aquisição da L2 (também poderia ser aplicada ao contrário, para a aprendizagem do português de nativos espanhóis). Ao fim, é proposta uma sequência didática de uma análise contrastiva nos dois idiomas para a aprendizagem da atenuação.

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Biografia do Autor

Jorge Martí Contreras, Universitat Jaume I (UJI) – Castelló de la Plana

Profesor Ayudante Doctor, Dpto. Filología y Culturas Europeas.

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

MARTÍ CONTRERAS, J. Linguagem e aprendizagem: a atenuação em português e espanhol. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. esp.1, p. 344–356, 2019. DOI: 10.29051/el.v5iesp.1.12989. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12989. Acesso em: 14 out. 2024.