Letramentos multimodais para o ensino do Português como segunda língua para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v6i2.13805

Palavras-chave:

Multiletramentos, Escola bilíngue, Língua de sinais, Língua portuguesa escrita.

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta pedagógica que visa à construção de um vídeo multimodal com as letras das músicas de Dorival Caymmi, envolvendo os multiletramentos (linguístico, visual, gestual, espacial e áudio) no sentido de desenvolver a capacidade comunicativa dos sujeitos surdos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, criando contextos de produções reais, possibilitando atividades múltiplas e, sobretudo, atividades que valorizem o princípio Bakhtiniano da interação, do dialogismo. A proposta organiza-se a partir dos procedimentos de apresentação de situações de comunicação envolvendo os gêneros discursivos multimodais considerando os alunos protagonistas do conhecimento. O projeto foi desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado - AEE, no contexto escolar que tem por referência uma perspectiva bilíngue, onde os alunos usam a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua (L1) e a língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua (L2), envolvendo as áreas de Libras e Português escrito no sentido de aproximar as crianças surdas às práticas letradas. A escolha do autor deu-se devido à comemoração do seu centenário, às suas composições que retratam e valorizam a Bahia, ao fato dos alunos serem baianos e pensando no nível de complexidade dos textos apropriados para a compreensão dos alunos surdos em questão.

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Biografia do Autor

Yuri Miguel Macedo, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Itabuna – BA

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais.

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Publicado

26/08/2020

Como Citar

MACEDO, Y. M. Letramentos multimodais para o ensino do Português como segunda língua para surdos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 6, n. 2, p. 357–369, 2020. DOI: 10.29051/el.v6i2.13805. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/13805. Acesso em: 24 dez. 2024.

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