A inscrição pelo discurso de uma criança norueguesa em processo de aquisição de português

Um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8i00.15037

Palavras-chave:

Discurso, Enunciação, Aquisição de linguagem, Eu-tu

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar um estudo de caso referente à inscrição de uma criança norueguesa pelo discurso no processo de aquisição de português como segunda língua. Reservamos a essa pesquisa a consideração da posição simultânea de pessoa subjetiva e pessoa não subjetiva sob a perspectiva de imprimir um olhar enunciativo do material pertencente ao sujeito enunciador, baseada na perspectiva enunciativa de Benveniste, já que favorece a interface enunciação e aquisição de linguagem. Essa abordagem considera o discurso como portador de uma mensagem e instrumento de ação, no qual o sujeito é capaz de, através do ato individual, conferir ao “tu”, a forma que marca o discurso e ao mesmo tempo, constituir-se como eu-tu, por intermédio de um diálogo com a sua própria voz, pelo fato de enunciar e desenvolver o processo de aquisição de linguagem ao mesmo tempo. Os resultados apontam, portanto, que o tu torna-se o eco do eu, favorecido pela mediação eu e tu como condição de apropriação da língua.

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Biografia do Autor

Gesilda Marques da Silva Ramos, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife – PE – Brasil

Professora de Língua Inglesa da Prefeitura Municipal de Recife. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL). Bolsista da CAPES.

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Publicado

30/03/2022

Como Citar

RAMOS, G. M. da S. . A inscrição pelo discurso de uma criança norueguesa em processo de aquisição de português: Um estudo de caso. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. 00, p. e022036, 2022. DOI: 10.29051/el.v8i00.15037. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15037. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos