Especificidades da estabilidade estrutural da criatividade profissional de um professor de línguas estrangeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.2.15143

Palavras-chave:

Prática da arteterapia, Sessão de treinamento, Educação linguística, Criatividade de um professor de línguas estrangeiras

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um estudo empírico sobre a estabilidade estrutural da criatividade profissional de um professor de línguas estrangeiras por meio de sessões de arteterapia e treinamento no âmbito da educação adicional. O objetivo do artigo é um estudo teórico e empírico sobre as diferentes dimensões da criatividade profissional de um professor de língua estrangeira. Chama-se a atenção para o papel fundamental da sustentabilidade do desenvolvimento da criatividade profissional no ensino de línguas estrangeiras. A metodologia de pesquisa e seu algoritmo incluíram um complexo experimento psicológico e pedagógico, diagnóstico dos parâmetros declarados e análise estatística dos resultados com base no coeficiente de correlação de classificação do Spearman antes e depois do experimento formativo. O estudo das especificidades da estabilidade estrutural da criatividade profissional foi realizado com base no Instituto de Línguas Estrangeiras do Instituto de Educação Superior Autônomo do Estado Federal "Universidade da Amizade dos Povos da Rússia" (RUDN), no Centro de Educação Profissional Contínua. Para fins de pesquisa, foi formado um grupo experimental e um grupo de controle. Cada grupo era composto por 35 professores. A amostra era homogênea por idade e sexo. Os resultados do estudo nos permitem concluir que a estabilidade da criatividade profissional é de maior importância do que o nível de seu desenvolvimento. O estudo confirmou que as sessões de treinamento e as práticas de arteterapia podem efetivamente desenvolver a estabilidade estrutural da criatividade profissional. O estudo também tornou possível delinear o vetor de pesquisa adicional em linha com os problemas declarados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEKSEEVA, N. A.; POSKREBYSHEVA, T. A. Professional creativity as an integral quality of a modern specialist. Problems of modern pedagogical education, v. 64, n. 3, 2019.

Antonites, A. J. An action learning approach to entrepreneurial creativity, innovation and opportunity finding. University of Pretoria, v. 486, 2003.

BLINOVA, S.; DUGINA, T.; ZABOLOTSKIKH, A. Teaching mixed nationality groups (on the example of students from the Northern Caucasus region). In: INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE, 12., 2018, Valencia. Proceedings [...]. Valencia, Spain: INTED2018, 2018. p. 7977-7982.

BOGOYAVLENSKAYA, D. B. On the problem of correlating general, special and creative abilities (on the example of mathematical giftedness). Psychology: Journal of the Higher School of Economics, v. 14, n. 2, p. 277-297, 2017.

MOROZ, V. V. A creative approach to teaching a professionally oriented foreign language. Vestnik OSU, v. 2, p. 202, 2017.

MOROZ, V. V. Development of students’ creativity. Orenburg: Orenburg State University Publishing House, 2011.

RANK, J.; PACE, V. L.; FRESE, M. Three avenues for future research on creativity, innovation, and initiative. Applied Psychology: An International Review, v. 53, p. 518-528, 2004.

RUNCO, M. et al. The Social «Cost» of Working in Groups and Impact of Values and Creativity. Creativity. Theories-Research-Applications, v. 3, n. 2, p. 229-243, 2016.

SHARONOVA, S.; TRUBNIKOVA, N.; SOKOLOVA, N. Interpreting religious symbols as basic component of social value formation. European Journal of Science and Theology, v. 14, n. 3, p. 117-129, 2018.

STERNBERG, R. The Nature of Creativity. Creativity Research Journal, v. 18, n. 1, p. 87-98, 2006.

TAN, A. G. Creativity: a handbook for teachers. Singapore: World Scientific Publishing Co. Pte. Ltd., 2007.

VASBIEVA, D. G. et al. Exploring the EFL teacher’s role in a smart learning environment – a review study. XLinguae, v. 11, n. 2, p. 265-274, 2018.

WYKE, R. Teaching creativity and innovation in higher education. Higher Education Management, v. 2, p. 11-19, 2013.

Publicado

01/06/2021

Como Citar

DMITRICHENKOVA, S. V.; RACHEK, S. V.; LESHCHENKO, S. A.; SERGEEVA, M. G. Especificidades da estabilidade estrutural da criatividade profissional de um professor de línguas estrangeiras. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.2, p. e021017, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.2.15143. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15143. Acesso em: 26 dez. 2024.