Exame das características linguístico-culturais do inglês com base na análise de comédias situacionais americanas
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.4.15661Palavras-chave:
Idioma e caráter nacional, Material linguístico, Linguística moderna, Sitcom, Características linguístico-culturaisResumo
O artigo se dedica ao problema de estudar as características linguístico-culturais do inglês a partir da análise das comédias situacionais americanas. O estudo destaca o papel do humor e da compreensão das figuras culturais, necessários para o aprendizado mais eficaz da língua inglesa. Resumindo os resultados da pesquisa, a comédia situacional (sitcom) é o material mais conveniente para estudar as características linguístico-culturais do inglês, devido à abundância de vários marcadores linguístico-culturais e unidades lexicais. O estudo visa melhorar a proficiência dos alunos no idioma, estudando as características linguístico-culturais do inglês com base na análise das comédias situacionais americanas. Os resultados do estudo permitem concluir que estudar as características linguístico-culturais do inglês leva à melhoria da proficiência linguística dos alunos.
Downloads
Referências
ATTARDO, S. Humourous texts: a semantic and pragmatic analysis. Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 2001. p. 1-66.
BÍROVÁ, J.; KRUŽLÍK, P.; KALIMULLIN, A.; SOKOLOVA, N.; HAROUN, Z.; KRÁLIK, R.; VASBIEVA, D. Mathematical and Statistical Bibliometric Indicators for Scholars in the Field of Romance Languages and Linguistics. EURASIA: Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 14, no. 12, em1638, 2018.
BLINOVA, S.; DUGINA, T.; ZABOLOTSKIKH, A. Teaching mixed nationality groups (on the example of students from the Northern Caucasus region). In: INTED2018: Proceedings of the 12th International Technology, Education and Development Conference, Mar. 5-7, 2018, Valencia, Spain. IATED, 2018. p. 7977-7982.
DOLZHICH, E.; DMITRICHENKOVA, S. Computer science terminology (a case study of the Spanish language). In: INTED2018: Proceedings of the 12th International Technology, Education and Development Conference, Mar. 5-7, 2018, Valencia, Spain. IATED, 2018. p. 2556-2559.
GOREV, P.; TELEGINA, N.; KARAVANOVA, L.; FESHINA, S. Puzzles as a didactic tool for development of mathematical abilities of junior schoolchildren in basic and additional mathematical education. EURASIA: Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 14, no. 10, p. 178-185, 2018.
HUANG, F.; HOI, C. K. W.; TEO, T. The influence of learning style on English learning achievement among undergraduates in Mainland China. Journal of Psycholinguistic Research, v. 47, no. 5, p. 1069-1084, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10936-018-9578-3
KARASIK, A. V. Lingvokulturnye kharakteristiki angliiskogo yumora [Linguístico-cultural characteristics of English humour]: The author’s abstract of the PhD dissertation. Volgograd State Pedagogical University, Volgograd, 2001. 31 p.
KOGAN, E. A. Otsenka vladeniya angliiskim yazykom u studentov tekhnicheskikh vuzov [Level of English proficiency among technical universities students] Prospects for Science and Education, no. 1(43), p. 207-217, 2020.
KONSHINA, S. G. Komicheskii tekst v aspekte ego strukturirovaniya i ponimaniya [Humourous text in terms of its structure and understanding]: PhD Dissertation. State Institute of the Russian Language named after A.S. Pushkin, Moscow, 2006. 198 p.
KULINICH, M. A. Semantika, struktura i pragmatika angloyazychnogo yumora [Semantics, structure and pragmatics of English humour]: The author’s abstract of the PhD dissertation. Moscow State Pedagogical University, Moscow, 2000. 25 p.
MILLS, B. Television sitcom. London: British Film Institute, 2008. 185 p.
PANINA, M. A. Komicheskoe i yazykovoe sredstvo ego vyrazheniya [Comedy and related linguistic means]: PhD Dissertation. Moscow State Linguistic University, Moscow, 2005. 147 p.
SHARONOVA, S.; TRUBNIKOVA, N.; SOKOLOVA, N. Interpreting religious symbols as basic component of social value formation. European Journal of Science and Theology, v. 14, no. 3, p. 117-129, 2018.
VASBIEVA, D. G.; SOKOLOVA, N. L.; MASALIMOVA, A. R.; SHINKARUK, V. M.; KIVA-KHAMZINA, Y. L. Exploring the EFL teacher’s role in a smart learning environment – a review study. XLinguae, v. 11, no. 2, pp. 265-274, 2018.
VOLKOVA, Y.; PANCHENKO, N. Discourse variation of the concepts of destructive emotions. Vestnik Rossiiskogo Universiteta Druzhby Narodov. Russian journal of linguistics, v. 22, no. 1, p.175-194, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.