Desenvolvimento de módulo linguístico cultural em cursos de educação aberta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.2.15146

Palavras-chave:

Módulo educacional, Russo como língua estrangeira, Competência linguística, Competência comunicativa, Competência linguística cultural

Resumo

O artigo trata da análise de dados e do desenvolvimento do programa educacional "Em Busca do Código Nacional Russo: Percursos Educacionais". O programa é compilado de acordo com as tendências relevantes no campo da proliferação e fortalecimento da posição da língua russa e da educação em russo na Comunidade de Estados Independentes e países estrangeiros. Os autores justificam o conteúdo lingüístico-cultural do programa pela conformidade com as tendências científicas e metodológicas modernas no estudo e ensino do russo como língua estrangeira: formando a competência lingüística, comunicativa e cultural-lingüística por meio da abordagem de tais noções e do código cultural nacional, mentalidade nacional, diálogo intercultural etc. Os materiais do estudo incluem os resultados do questionário respondido pelos alunos potenciais no curso de educação aberta dentro do programa "Em Busca do Código Russo Nacional: Caminhos Educacionais". O artigo apresenta a análise de 165 questionários por respondentes de diferentes grupos de estudantes: estudantes de pós-graduação, professores universitários e professores da República do Cazaquistão. Os autores analisam as respostas em três blocos de conteúdo: motivação para a educação; as questões mais relevantes que devem ser incluídas nos cursos; as formas mais eficientes de apresentar o material, ou seja, as tecnologias, formas e técnicas educacionais a partir das quais deve ser construída a interação entre as disciplinas dos cursos livres. Os resultados do estudo permitem aos autores tirar conclusões sobre as preferências e interesses dos alunos em potencial e reunir as questões mais relevantes e tecnologias educacionais populares. Com base no estudo, os autores desenharam o conteúdo e as soluções metodológicas do módulo educacional "O homem e o mundo no espelho da palavra russa" dentro do currículo dos cursos de educação aberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Galina Savelevna Samoylova, Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University (MININUNIVER), Nizhny Novgorod

Assistant Professor of the Department of Russian Language and Speech Culture.

Anna Dmitrievna Komyshkova, Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University (MININUNIVER), Nizhny Novgorod

Associate Professor of Russian and Standard of Speech and Candidate of Philology.

Julia Anatolievna Marinina, Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University (MININUNIVER), Nizhny Novgorod

Associate Professor of the Department of Russian and Foreign Philology and Candidate of Philology.

Referências

BICHEVA, I. B.; FILATOVA, O. M. Perpektivy professionalnoi podgotovki pedagogov: aksiologicheskii podkhod [Prospects of vocational training of teachers: axiological approach]. Vestnik of Minin University, v. 6, n. 2, p. 3, 2018. DOI: https://doi.org/10.26795/2307-1281-2018-6-2-3

BOZHENKOVA, N. A.; BOZHENKOVA, R. K.; BOZHENKOVA, A. M. Sovremennyi politicheskii diskurs: verbalnaya ekzemplifikatsiya taktiko-strategicheskikh predpochtenii [Modern political discourse: verbal exemplification of tactical and strategic preferences]. Rusistika, v. 15, n. 3, p. 255-284, 2017. DOIhttps://doi.org/10.22363/2313-2264-2017-15-3-255-284

DNEPROVSKAYA, N. V.; SHEVTSOVA, I. V. Otkrytye obrazovatelnye resursy: sovremennye perspektivy [Prospects for open educational resources]. Vysshee obrazovanie v Rossii, v. 28, n. 8-9, p. 110-118, 2019. DOI: https://doi.org/10.31992/0869-3617-2019-28-8-9-110-118

DZYUBA, E. M. et al. Intellectual Resource as a Factor of Ensuring National and Cultural Security in the Conditions of the Training Course "Teacher of RFL". In: Popkova, E.; Sergi, B. (Eds.). Lecture Notes in Networks and Systems, v. 91, p. 477-483, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-32015-7_54

GROMENKO, M. Linguoculturological potential of Russian folklore in the practice of teaching RFL. Journal of science Lyon, v. 1, p. 28-31, 2019.

GUZMAN, R. T. The problems of cultural-linguistics discussed on the pages of the "Russian language studies" journal. Russian language studies, v. 16, n. 4, p. 380-397, 2018. DOI: https://doi.org/10.22363/2618-8163-2018-16-4-380-397

KIM, O. M.; SHAMOV, A. N. Formirovanie kompetentsii mezhkulturnogo delovogo spora v sfere professionalnoi delovoi kommunikatsii: soderzhatelnye i tekhnologicheskie aspekty [Formation of intercultural business dispute competence in the sphere of professional business communication: contents and technological aspects]. Vestnik of Minin University, v. 7, n. 2, p. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.26795/2307-1281-2019-7-2-2

KOLESOVA, D. V. Sposoby prezentatsii natsionalnykh kontseptov na uroke russkogo yazyka kak inostrannogo [Means of national concepts presentation at the lessons of RFL]. In: Russkii yazyk v sovremennom mire: traditsii i innovatsii v prepodavanii russkogo yazyka kak inostrannogo i v perevode [Russian in the modern world: traditions and innovations in teaching RFL and in translation]. Moscow: School of translation and interpretation (faculty) Lomonosov Moscow State University, 2013. p. 94-100.

KOMYSHKOVA, A. D. Kontsept "muzhchina" v praktike prepodavaniya russkogo yazyka kak inostrannogo [The concept "man" in the practice of teaching RFL]. In: ZAKHAROVA, V.T. (Ed.). Filologicheskii dialog: collected research articles. Nizhny Novgorod: Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University, 2019. p. 195-204.

LATUKHINA, A. L.; MARININA, Y. A. Professionalnyi portret prepodavatelya russkogo yazyka kak inostrannogo: kompetentnostnyi podkhod [Professional portrait of a teacher of RFL: a competence-based approach] Vestnik of Minin University, v. 8, n. 4, p. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.26795/2307-1281-2020-8-4-4

NIKOLINA, V. V.; RODIONOVA, E. L. Kulturologicheskii podkhod v kontekste innovatsionnykh protsessov v obrazovanii [The culturological approach in the context of innovative processes in education]. Nizhegorodskoe obrazovanie, v. 2, p. 104-111, 2014.

PAVLOV, S. G. Kontseptualnyi analiz [Conceptual analysis]: educational and methodological textbook. Nizhny Novgorod: Nizhny Novgorod State Pedagogical University, 2004. 36 p.

PAVLOV, S. G. Osnovy russkogo yazykovogo mentaliteta [Overview of the Russian linguistic mentality]: educational and methodological textbook. Nizhny Novgorod: Nizhny Novgorod State Pedagogical University, 2011. 179 p.

PENCHEVA, A. RETUR – innovatsionnyi resurs dlya obucheniya russkomu yazyku rabotnikov turizma v stranakh ES [RETOUR – an innovative Russian language training resourсe for tourism workers in the EU]. Russian Journal of Linguistics, v. 21, n. 3, p. 635-652, 2017.

PRABHU, N. K. Human values in education: reflecting on the core. International Research Journals, v. 2, n. 12, p. 1727-1732, 2011. Available: https://www.interesjournals.org/articles/human-values-in-education-reflecting-on-the-core.pdf. Access: 10 Jul. 2020.

RADBIL, T. B. Osnovy izucheniya yazykovogo mentaliteta [Overview of studying linguistic mentality]: a textbook. Moscow: Flinta, Nauka, 2013. 328 p.

RUSSIA. Order of the Ministry of Education of Russia No. R-60. “Ob utverzhdenii vedomstvennoi tselevoi programmy "Nauchno-metodicheskoe, metodicheskoe i kadrovoe obespechenie obucheniya russkomu yazyku i yazykam narodov Rossiiskoi Federatsii” [On the approval of the departmental targeted program "Scientific and methodological, methodological and staffing support of teaching the Russian language and the languages of the peoples of the Russian Federation”]”, May 16, 2019. Available: https://docs.edu.gov.ru/document/945997ac798972c086b17a4e4ec0e126/download/1512/. Access: 10 Jul. 2020.

SAMOILOVA, G. S. et al. Aksiologicheskii potentsial drevnerusskogo i staroslavyanskogo yazykov v svyazi s problemoi formirovaniya yazykovoi lichnosti filologa [Axiological potential of the old Russian and old Slavonic languages and the problem of forming the linguistic personality of a philologist]. Lingvoritoricheskaya paradigma: Teoreticheskie i prikladnye aspekty [Linguistic and rhetorical paradigm: theoretical and applied aspects], v. 24, p. 57-63, 2019.

SAMOILOVA, G. S. et al. Old Slavonic language as a didactic resource for developing a strong language student personality. Amazonia Investiga, v. 9, n. 29, p. 327-335, 2020.

SEMENOVA, T. V.; VILKOVA, K. A.; SHCHEGLOVA, I. A. Rynok massovykh otkrytykh onlain-kursov: perspektivy dlya Rossii [The market of mass open online courses: prospects for Russia]. Voprosy obrazovaniya, v. 2, p. 173-197, 2018.

TITOVA, S. V. MOOK v rossiiskom obrazovanii [MOOC in Russian education]. Vysshee obrazovanie v Rossii, v. 12, p. 145-151, 2015.

TUEVA, K. I.; EVTYUGINA, A. A. Ispolzovanie lingvokulturnykh kontseptov v protsesse obucheniya russkomu yazyku kak inostrannomu [The Application of Linguoculturology Concepts in the Process of Teaching Russian as a foreign language]. Sotsiokulturnoe prostranstvo Rossii i zarubezhya: obshchestvo, obrazovanie, yazyk [Sociocultural space in Russia and abroad: society, education, language], v. 8, p. 144-151, 2019.

VERESHCHAGIN, E. M.; KOSTOMAROV, V. G. Yazyk i kultura: Lingvostranovedenie v prepodavanii russkogo yazyka kak inostrannogo [Language and culture: linguistic cultural studies in teaching RFL]. 4. ed. Moscow: Rus. yaz., 1990. 246 p.

ZAKHAROVA, U. S.; TANASENKO, K. I. MOOK v vysshem obrazovanii: dostoinstva i nedostatki dlya prepodavatelei [MOOC in higher education: advantages and disadvantages for teachers]. Voprosy obrazovaniya, v. 3, p. 176-202, 2019.

Publicado

01/06/2021

Como Citar

SAMOYLOVA, G. S.; KOMYSHKOVA, A. D.; ILCHENKO, N. M.; MARININA, J. A. Desenvolvimento de módulo linguístico cultural em cursos de educação aberta. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.2, p. e021020, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.2.15146. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15146. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)