O círculo de leitura na formação de professores de língua inglesa
Um relato de experiência no curso de Letras
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v8i00.15310Palavras-chave:
Círculo de leitura, Formação do professor de línguas, Leitura literáriaResumo
Este trabalho propõe descrever a experiência do círculo de leitura na disciplina de Literatura Inglesa (drama) do curso de Licenciatura em Letras do IFCE – campus Camocim, discutindo a importância da atividade como contribuição ao desenvolvimento do futuro professor de inglês. Para tanto, recorremos às concepções de leitura em Koch (2006) e Marcuschi (2008); processamento cognitivo em Evans e Green (2006); letramento em Kleiman (2000); e aos conceitos que embasam o círculo de leitura nas aulas de literatura em Cosson (2009; 2014). Descreve-se o percurso metodológico para a consecução do círculo de leitura, como prática de atividade leitora e de formação de leitores literários, além de apresentar os resultados do questionário aplicado aos alunos após a atividade. Os resultados obtidos a partir do questionário são consonantes com as impressões adquiridas intuitivamente em sala e mostram possíveis apontamentos para futuros círculos de leitura em aulas de literatura inglesa nos cursos de Letras.
PALAVRAS-CHAVES: Círculo de leitura. Formação do professor de línguas. Leitura literária.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
CANDIDO, A. A literatura e formação do homem In: CANDIDO, A. Textos de Intervenção. São Paulo: Duas Cidades, 2002.
COSSON, R. Letramento literário: Teoria e Prática. São Paulo: Contexto, 2009.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
DANIELS, H. Literature circles: Voice and choice in Books Clubs and Reading Groups. 2. ed. Portland, Maine: Stenhouse Publishers, 2002.
DUNCAN, S. Reading Circles, Novels and Adult Reading Development. London: Continuum, 2012.
EVANS, V.; GREEN, M. Cognitive Linguistics: An Introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.
FAUCONNIER, G. Mappings in thought and language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
FLORES, O. C; GABRIEL, R. O quebra-cabeça da leitura: Leitor, texto, autor. In: MOURA, H.; GABRIEL, R. (org.). Cognição na linguagem. Florianópolis: Insular, 2012.
IFCE. Projeto pedagógico do curso – PPC. Licenciatura em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas. Camocim: Instituto de Ciência e Tecnologia do Ceará, 2017.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento: Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, A. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 2004. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12538. Acesso em: 17 out. 2020.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.