O círculo de leitura na formação de professores de língua inglesa

Um relato de experiência no curso de Letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8i00.15310

Palavras-chave:

Círculo de leitura, Formação do professor de línguas, Leitura literária

Resumo

Este trabalho propõe descrever a experiência do círculo de leitura na disciplina de Literatura Inglesa (drama) do curso de Licenciatura em Letras do IFCE – campus Camocim, discutindo a importância da atividade como contribuição ao desenvolvimento do futuro professor de inglês. Para tanto, recorremos às concepções de leitura em Koch (2006) e Marcuschi (2008); processamento cognitivo em Evans e Green (2006); letramento em Kleiman (2000); e aos conceitos que embasam o círculo de leitura nas aulas de literatura em Cosson (2009; 2014). Descreve-se o percurso metodológico para a consecução do círculo de leitura, como prática de atividade leitora e de formação de leitores literários, além de apresentar os resultados do questionário aplicado aos alunos após a atividade. Os resultados obtidos a partir do questionário são consonantes com as impressões adquiridas intuitivamente em sala e mostram possíveis apontamentos para futuros círculos de leitura em aulas de literatura inglesa nos cursos de Letras.

 

PALAVRAS-CHAVES: Círculo de leitura. Formação do professor de línguas. Leitura literária.

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Biografia do Autor

Elyssa Soares Marinho, Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora EBTT de Inglês. Doutora em Linguística.

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Publicado

30/03/2022

Como Citar

MARINHO, E. S. . O círculo de leitura na formação de professores de língua inglesa: Um relato de experiência no curso de Letras. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. 00, p. e022044, 2022. DOI: 10.29051/el.v8i00.15310. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15310. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência