O círculo de leitura na formação de professores de língua inglesa

Um relato de experiência no curso de Letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8i00.15310

Palavras-chave:

Círculo de leitura, Formação do professor de línguas, Leitura literária

Resumo

Este trabalho propõe descrever a experiência do círculo de leitura na disciplina de Literatura Inglesa (drama) do curso de Licenciatura em Letras do IFCE – campus Camocim, discutindo a importância da atividade como contribuição ao desenvolvimento do futuro professor de inglês. Para tanto, recorremos às concepções de leitura em Koch (2006) e Marcuschi (2008); processamento cognitivo em Evans e Green (2006); letramento em Kleiman (2000); e aos conceitos que embasam o círculo de leitura nas aulas de literatura em Cosson (2009; 2014). Descreve-se o percurso metodológico para a consecução do círculo de leitura, como prática de atividade leitora e de formação de leitores literários, além de apresentar os resultados do questionário aplicado aos alunos após a atividade. Os resultados obtidos a partir do questionário são consonantes com as impressões adquiridas intuitivamente em sala e mostram possíveis apontamentos para futuros círculos de leitura em aulas de literatura inglesa nos cursos de Letras.

 

PALAVRAS-CHAVES: Círculo de leitura. Formação do professor de línguas. Leitura literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elyssa Soares Marinho, Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora EBTT de Inglês. Doutora em Linguística.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

CANDIDO, A. A literatura e formação do homem In: CANDIDO, A. Textos de Intervenção. São Paulo: Duas Cidades, 2002.

COSSON, R. Letramento literário: Teoria e Prática. São Paulo: Contexto, 2009.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

DANIELS, H. Literature circles: Voice and choice in Books Clubs and Reading Groups. 2. ed. Portland, Maine: Stenhouse Publishers, 2002.

DUNCAN, S. Reading Circles, Novels and Adult Reading Development. London: Continuum, 2012.

EVANS, V.; GREEN, M. Cognitive Linguistics: An Introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.

FAUCONNIER, G. Mappings in thought and language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

FLORES, O. C; GABRIEL, R. O quebra-cabeça da leitura: Leitor, texto, autor. In: MOURA, H.; GABRIEL, R. (org.). Cognição na linguagem. Florianópolis: Insular, 2012.

IFCE. Projeto pedagógico do curso – PPC. Licenciatura em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas. Camocim: Instituto de Ciência e Tecnologia do Ceará, 2017.

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento: Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, A. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 2004. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12538. Acesso em: 17 out. 2020.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Publicado

30/03/2022

Como Citar

MARINHO, E. S. . O círculo de leitura na formação de professores de língua inglesa: Um relato de experiência no curso de Letras. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. 00, p. e022044, 2022. DOI: 10.29051/el.v8i00.15310. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15310. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência