Competências digitais para professores de PLA e PLAc: um caminho sem atalhos nem retornos
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15348Palavras-chave:
Competências digitais, PLA e PLAc., Ensino virtual emergencial, Letramento digital.Resumo
O objetivo deste artigo é examinar o incremento de competências digitais de professores de PLA e de PLAc para sua atuação no contexto de ensino virtual. Nosso interesse surge dos desafios que a modalidade virtual emergencial de ensino vem impondo às aulas, devido à pandemia do vírus Sars-CoV-2. Desenvolvemos nossa proposta revisando estudos das áreas de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem e do ensino de línguas estrangeiras. Nosso desenho metodológico considera a configuração de um estudo de caso, em uma abordagem qualitativa dos dados com vistas à interpretação do nosso objeto de estudo. Os resultados apontam como professores enfrentam as pressões acerca de suas competências digitais para responder às necessidades imediatas de seus contextos e reconhecem uma dependência cada vez maior do letramento digital para sua atuação profissional e para a formação de seus estudantes, proporcionando-lhes oportunidades de participação nos âmbitos educacionais e sociais em português.
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