Competências digitais para professores de PLA e PLAc: um caminho sem atalhos nem retornos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15348

Palavras-chave:

Competências digitais, PLA e PLAc., Ensino virtual emergencial, Letramento digital.

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar o incremento de competências digitais de professores de PLA e de PLAc para sua atuação no contexto de ensino virtual. Nosso interesse surge dos desafios que a modalidade virtual emergencial de ensino vem impondo às aulas, devido à pandemia do vírus Sars-CoV-2. Desenvolvemos nossa proposta revisando estudos das áreas de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem e do ensino de línguas estrangeiras. Nosso desenho metodológico considera a configuração de um estudo de caso, em uma abordagem qualitativa dos dados com vistas à interpretação do nosso objeto de estudo. Os resultados apontam como professores enfrentam as pressões acerca de suas competências digitais para responder às necessidades imediatas de seus contextos e reconhecem uma dependência cada vez maior do letramento digital para sua atuação profissional e para a formação de seus estudantes, proporcionando-lhes oportunidades de participação nos âmbitos educacionais e sociais em português.

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Biografia do Autor

Ana Laura dos Santos Marques, Universidad de Santiago de Chile (USACH), Santiago de Chile – Chile

Professora Assistente no Departamento de Lingüística y Literatura.

Thaís Wojciechowski, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Pinhais – PR – Brasil

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Membro do grupo de pesquisa “Núcleo de estudos linguísticos e literários do IFPR – NEELI”. Mestre em Linguística.



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Publicado

28/12/2021

Como Citar

MARQUES, A. L. dos S.; WOJCIECHOWSKI, T. Competências digitais para professores de PLA e PLAc: um caminho sem atalhos nem retornos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021136, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15348. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15348. Acesso em: 29 mar. 2024.