Humor e ensino de Português Língua Estrangeira em contexto multicultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15452

Palavras-chave:

Humor como ferramenta pedagógica, humor e ensino de línguas, cultura partilhada, língua e cultura, Português língua não materna

Resumo

Apesar de o humor estar pouco presente nas salas de aula, existem vários estudos que confirmam os seus benefícios nas esferas pública e privada, demonstrando que este é um importante recurso facilitador da aprendizagem (PINA, 2014). Considerando a dificuldade de domínio do humor em língua estrangeira, neste artigo discutem-se estratégias concebidas para dotar de autonomia os estudantes universitários do nível avançado (C1) de português língua estrangeira na compreensão do humor, mediante a exposição a uma diversidade de textos orais e escritos com forte componente multimodal. O trabalho efetuado em contexto multicultural permitiu, não apenas a apropriação de elementos das culturas portuguesa e lusófona, mas também o contacto com diferentes registos (formais e informais) e variedades linguísticas (português europeu e brasileiro), possibilitando o acesso a “um grau considerável de calão e expressões idiomáticas” (CONSELHO DA EUROPA, 2001, p. 110) e o desenvolvimento da consciência crítica dos aprendentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Maria Duarte Martins, Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), Lisboa – Portugal

Docente e Investigadora do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA).

Referências

ABDULMAJEED, R. K.; HAMMED, S. K. Using a linguistic theory of humour in Teaching English grammar. English Language Teaching, Ontario, v. 10, n. 2, p. 40-47, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5539/elt.v10n2p40

ALI, S. S. et al. Appropriate use of humor in English language teaching: a case study of KUST (Kohat University of Science and Technology). Abasyn Journal of Social Sciences, Kohat, v. 8, n. 1, p. 119-126, 2015. Disponível em: http://ajss.abasyn.edu.pk/admineditor/papers/V8I1-10.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

ARAÚJO PEREIRA, R. Equipamento cor-de-rosa. Canal: Jorge Teixeira. 2007. 1 vídeo (1 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y1Yfp_GMH9A. Acesso em: 10 jul. 2021.

ARAÚJO PEREIRA, R. HOT LINE (INEM - Bombeiros de Mafamude) - Gato Fedorento. Canal: algarveforever6. 2008. 1 vídeo. (5 min). Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=n3UP08vnhyE. Acesso em: 10 jul. 2021.

ASKILDSON, L. Effects of humor in the language classroom: humor as a pedagogical tool in theory and practice. Journal of Second Language Acquisition and Teaching, Tucson, v. 12, p. 45-61, 2005. Disponível em: https://journals.uair.arizona.edu/index.php/AZSLAT/article/view/21286. Acesso em: 21 ago. 2021.

ATTARDO, S. Linguistic theories of humor. Berlim, Nova Iorque: Mouton de Gruyter, 1994. 426p.

BARBOSA, L. M. A. O conceito de lexicultura e suas implicações para o ensino-aprendizagem de português língua estrangeira. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, n. 10-11, p. 31-41, 2009. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i10-11p31-41

BELL, N. Humor and second language development. In: ATTARDO, S. (Ed.). The Routledge Handbook of Language and Humor. Nova Iorque, Oxon: Routledge, 2017. p. 444-455.

BENEVIDES, P. et al. Loucura no Pingo Doce. RTP NOTÍCIAS, 1 maio 2012. Disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/pais/loucura-no-pingo-doce_v549783. Acesso em: 11 jul. 2021.

BOUGUERRA, T. Humour et didactique des langues : pour le développement d'une compétence esthético-ludico-référentielle. Ela. Études de Linguistique Appliquée, Paris, v. 3, n. 147, p. 365-382, 2007. DOI: https://doi.org/10.3917/ela.147.0365

CARMELINO, A. C.; RAMOS, P. Gêneros e humor. In: CARMELINO, A. C.; RAMOS, P. (org.). Gêneros humorísticos em análise. São Paulo: Mercado de Letras, 2018. p. 7-12.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro europeu comum de referência para as línguas aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Edições Asa, 2001. 279 p. Disponível em https://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

CONSELHO DA EUROPA. Common european framework of reference for languages: learning, teaching, assessment – companion volume. Estrasburgo: Council of Europe Publishing, 2020. 274 p. Disponível em https://rm.coe.int/common-european-framework-of-reference-for-languages-learning-teaching/16809ea0d4. Acesso em: 21 ago. 2021.

DOCE. Amanhã de manhã (ao vivo / o tal canal / 1983). Canal: DoceVEVO. 2021. 1 vídeo. (3 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZMwBugjDrgk. Acesso em: 01 ago. 2021.

EXPERIMENTA Portugal 17. Um Português e um Brasileiro Entram num Bar. Canal: Unibes Cultural. 2017. 1 vídeo. (120 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hK0zHiZpHWI. Acesso em: 23 ago. 2021.

FUGAS. Ryanair brinca com Pingo Doce. Jornal Público, 03 maio 2012. Disponível em: http://fugas.publico.pt/Noticias/304377_ryanair-brinca-com-pingo-doce. Acesso em: 10 jul. 2021.

GATO FEDORENTO. Coima. Canal: Bruno Perdigão. 2006. 1 vídeo. (3 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ibrQ5g1aoBc&t=4s. Acesso em: 11 jul. 2021.

GATO FEDORENTO. Colete cor-de-rosinha. Canal: Gato fedorento. 2006. 1 vídeo. (3 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xVkzrl6zrAQ. Acesso em 11 jul. 2021.

GATO FEDORENTO. O homem a quem parece que aconteceu não sei quê. Canal: Gato fedorento. 2006. 1 vídeo (2 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tKMENMyLzFE. Acesso em: 10 jul. 2021.

GUILHERME, M. Gosto de palavrões: texto de Miguel Esteves Cardoso. Canal: João Oliveira. 2010. 1 vídeo. (9 min). Disponínel em: https://www.youtube.com/watch?v=Ny3K1Xgde8E. Acesso em: 16 jul. 2021.

LOPES, A. Covide, a freguesia que acha graça à semelhança com o nome do coronavírus. Jornal de Notícias, 22 fev. 2020. Disponível em: https://www.jn.pt/local/noticias/braga/terras-de-bouro/covide-a-freguesia-que-acha-graca-a-semelhanca-de-nome-do-coronavirus--11849722.html. Acesso em: 10 jul. 2021.

MARTIN, R. A. The psychology of humor: an integrative approach. Amesterdão: Elsevier Academic Press, 2007. 446 p.

MARTINS, S. M. D. Português para fins específicos no século XXI: estatuto e contributos para o desenvolvimento do ensino de Português Língua Estrangeira. Prolíngua, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 28-38, 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.52190

PEREIRA, L.; RIBEIRO, F. Rubricas humorísticas das rádios portuguesas como desconstrução da atualidade. Media & Jornalismo, Coimbra, n. 27, v. 15-2, p. 125-142, 2015. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-5462_27_6

PINA, J. A. Comunicar com humor. Insensatez ou profissionalismo? Lisboa: Pactor, 2014. 214 p.

RÁDIO COMERCIAL. Betadine com Soflan - online in the night. Canal: Rádio Comercial. 29 abr. 2020. 1 video. (4 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1jAcpe3i3j4. Acesso em: 16 jul. 2021.

RÁDIO COMERCIAL. Covid-19 - 10 Anos da Caderneta de Cromos. Canal: Rádio Comercial. 12 mar. 2020. 1vídeo. (7 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sNuQxJ2JHi0. Acesso em 10 jul. 2021.

REDDINGTON, E. Humor and play in language classroom interaction: a review of the literature. Working Papers in TESOL & Applied Linguistics, Nova Iorque, v. 15, n. 2, p. 22-38, 2015. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1176846. Acesso em: 21 ago. 2021.

RÉMON, J. Humour et apprentissage des langues : une typologie de séquences pédagogiques. Revue de Linguistique et de Didactique des Langues, Paris, v. 48, p. 77-95, 2013. DOI: https://doi.org/10.4000/lidil.3317

SANCHEZ, J. S. L.; ALENCAR, F. V. O ensino da gramática na educação básica: o lúdico em sala de aula. Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 95-105, 2020. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/celte/article/view/1471. Acesso em: 21 ago. 2021.

TRAVAGLIA, L. C. Uma introdução ao estudo do humor pela lingüística. DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 55‐82, 1990. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/travaglia/sistema/uploads/arquivos/artigo_uma_introducao_ao_estudo%20do_humor_pela_linguistica.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

VICTORIA, M. The use of humour in the off-task spaces of the language classroom. ELT Journal, v. 73, n. 2, p. 186-196, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1093/elt/ccy054. Acesso em: 21 ago. 2021.

WIKIPÉDIA. Corrida ao Pingo Doce de 2012. 1 maio 2012. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrida_ao_Pingo_Doce_de_2012. Acesso em: 10 jul. 2021.

WITTGENSTEIN, L. Tratado lógico-filosófico. Investigações filosóficas. Trad. LOURENÇO, M. S. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1921. 611p.

Publicado

28/12/2021

Como Citar

MARTINS, S. M. D. Humor e ensino de Português Língua Estrangeira em contexto multicultural. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021151, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15452. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15452. Acesso em: 20 maio. 2022.