Humor e ensino de Português Língua Estrangeira em contexto multicultural

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15452

Mots-clés :

Humor como ferramenta pedagógica, humor e ensino de línguas, cultura partilhada, língua e cultura, Português língua não materna

Résumé

Apesar de o humor estar pouco presente nas salas de aula, existem vários estudos que confirmam os seus benefícios nas esferas pública e privada, demonstrando que este é um importante recurso facilitador da aprendizagem (PINA, 2014). Considerando a dificuldade de domínio do humor em língua estrangeira, neste artigo discutem-se estratégias concebidas para dotar de autonomia os estudantes universitários do nível avançado (C1) de português língua estrangeira na compreensão do humor, mediante a exposição a uma diversidade de textos orais e escritos com forte componente multimodal. O trabalho efetuado em contexto multicultural permitiu, não apenas a apropriação de elementos das culturas portuguesa e lusófona, mas também o contacto com diferentes registos (formais e informais) e variedades linguísticas (português europeu e brasileiro), possibilitando o acesso a “um grau considerável de calão e expressões idiomáticas” (CONSELHO DA EUROPA, 2001, p. 110) e o desenvolvimento da consciência crítica dos aprendentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Susana Maria Duarte Martins, Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), Lisboa – Portugal

Docente e Investigadora do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA).

Références

ABDULMAJEED, R. K.; HAMMED, S. K. Using a linguistic theory of humour in Teaching English grammar. English Language Teaching, Ontario, v. 10, n. 2, p. 40-47, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5539/elt.v10n2p40

ALI, S. S. et al. Appropriate use of humor in English language teaching: a case study of KUST (Kohat University of Science and Technology). Abasyn Journal of Social Sciences, Kohat, v. 8, n. 1, p. 119-126, 2015. Disponível em: http://ajss.abasyn.edu.pk/admineditor/papers/V8I1-10.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

ARAÚJO PEREIRA, R. Equipamento cor-de-rosa. Canal: Jorge Teixeira. 2007. 1 vídeo (1 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y1Yfp_GMH9A. Acesso em: 10 jul. 2021.

ARAÚJO PEREIRA, R. HOT LINE (INEM - Bombeiros de Mafamude) - Gato Fedorento. Canal: algarveforever6. 2008. 1 vídeo. (5 min). Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=n3UP08vnhyE. Acesso em: 10 jul. 2021.

ASKILDSON, L. Effects of humor in the language classroom: humor as a pedagogical tool in theory and practice. Journal of Second Language Acquisition and Teaching, Tucson, v. 12, p. 45-61, 2005. Disponível em: https://journals.uair.arizona.edu/index.php/AZSLAT/article/view/21286. Acesso em: 21 ago. 2021.

ATTARDO, S. Linguistic theories of humor. Berlim, Nova Iorque: Mouton de Gruyter, 1994. 426p.

BARBOSA, L. M. A. O conceito de lexicultura e suas implicações para o ensino-aprendizagem de português língua estrangeira. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, n. 10-11, p. 31-41, 2009. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i10-11p31-41

BELL, N. Humor and second language development. In: ATTARDO, S. (Ed.). The Routledge Handbook of Language and Humor. Nova Iorque, Oxon: Routledge, 2017. p. 444-455.

BENEVIDES, P. et al. Loucura no Pingo Doce. RTP NOTÍCIAS, 1 maio 2012. Disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/pais/loucura-no-pingo-doce_v549783. Acesso em: 11 jul. 2021.

BOUGUERRA, T. Humour et didactique des langues : pour le développement d'une compétence esthético-ludico-référentielle. Ela. Études de Linguistique Appliquée, Paris, v. 3, n. 147, p. 365-382, 2007. DOI: https://doi.org/10.3917/ela.147.0365

CARMELINO, A. C.; RAMOS, P. Gêneros e humor. In: CARMELINO, A. C.; RAMOS, P. (org.). Gêneros humorísticos em análise. São Paulo: Mercado de Letras, 2018. p. 7-12.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro europeu comum de referência para as línguas aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Edições Asa, 2001. 279 p. Disponível em https://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

CONSELHO DA EUROPA. Common european framework of reference for languages: learning, teaching, assessment – companion volume. Estrasburgo: Council of Europe Publishing, 2020. 274 p. Disponível em https://rm.coe.int/common-european-framework-of-reference-for-languages-learning-teaching/16809ea0d4. Acesso em: 21 ago. 2021.

DOCE. Amanhã de manhã (ao vivo / o tal canal / 1983). Canal: DoceVEVO. 2021. 1 vídeo. (3 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZMwBugjDrgk. Acesso em: 01 ago. 2021.

EXPERIMENTA Portugal 17. Um Português e um Brasileiro Entram num Bar. Canal: Unibes Cultural. 2017. 1 vídeo. (120 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hK0zHiZpHWI. Acesso em: 23 ago. 2021.

FUGAS. Ryanair brinca com Pingo Doce. Jornal Público, 03 maio 2012. Disponível em: http://fugas.publico.pt/Noticias/304377_ryanair-brinca-com-pingo-doce. Acesso em: 10 jul. 2021.

GATO FEDORENTO. Coima. Canal: Bruno Perdigão. 2006. 1 vídeo. (3 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ibrQ5g1aoBc&t=4s. Acesso em: 11 jul. 2021.

GATO FEDORENTO. Colete cor-de-rosinha. Canal: Gato fedorento. 2006. 1 vídeo. (3 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xVkzrl6zrAQ. Acesso em 11 jul. 2021.

GATO FEDORENTO. O homem a quem parece que aconteceu não sei quê. Canal: Gato fedorento. 2006. 1 vídeo (2 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tKMENMyLzFE. Acesso em: 10 jul. 2021.

GUILHERME, M. Gosto de palavrões: texto de Miguel Esteves Cardoso. Canal: João Oliveira. 2010. 1 vídeo. (9 min). Disponínel em: https://www.youtube.com/watch?v=Ny3K1Xgde8E. Acesso em: 16 jul. 2021.

LOPES, A. Covide, a freguesia que acha graça à semelhança com o nome do coronavírus. Jornal de Notícias, 22 fev. 2020. Disponível em: https://www.jn.pt/local/noticias/braga/terras-de-bouro/covide-a-freguesia-que-acha-graca-a-semelhanca-de-nome-do-coronavirus--11849722.html. Acesso em: 10 jul. 2021.

MARTIN, R. A. The psychology of humor: an integrative approach. Amesterdão: Elsevier Academic Press, 2007. 446 p.

MARTINS, S. M. D. Português para fins específicos no século XXI: estatuto e contributos para o desenvolvimento do ensino de Português Língua Estrangeira. Prolíngua, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 28-38, 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.52190

PEREIRA, L.; RIBEIRO, F. Rubricas humorísticas das rádios portuguesas como desconstrução da atualidade. Media & Jornalismo, Coimbra, n. 27, v. 15-2, p. 125-142, 2015. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-5462_27_6

PINA, J. A. Comunicar com humor. Insensatez ou profissionalismo? Lisboa: Pactor, 2014. 214 p.

RÁDIO COMERCIAL. Betadine com Soflan - online in the night. Canal: Rádio Comercial. 29 abr. 2020. 1 video. (4 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1jAcpe3i3j4. Acesso em: 16 jul. 2021.

RÁDIO COMERCIAL. Covid-19 - 10 Anos da Caderneta de Cromos. Canal: Rádio Comercial. 12 mar. 2020. 1vídeo. (7 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sNuQxJ2JHi0. Acesso em 10 jul. 2021.

REDDINGTON, E. Humor and play in language classroom interaction: a review of the literature. Working Papers in TESOL & Applied Linguistics, Nova Iorque, v. 15, n. 2, p. 22-38, 2015. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1176846. Acesso em: 21 ago. 2021.

RÉMON, J. Humour et apprentissage des langues : une typologie de séquences pédagogiques. Revue de Linguistique et de Didactique des Langues, Paris, v. 48, p. 77-95, 2013. DOI: https://doi.org/10.4000/lidil.3317

SANCHEZ, J. S. L.; ALENCAR, F. V. O ensino da gramática na educação básica: o lúdico em sala de aula. Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 95-105, 2020. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/celte/article/view/1471. Acesso em: 21 ago. 2021.

TRAVAGLIA, L. C. Uma introdução ao estudo do humor pela lingüística. DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 55‐82, 1990. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/travaglia/sistema/uploads/arquivos/artigo_uma_introducao_ao_estudo%20do_humor_pela_linguistica.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

VICTORIA, M. The use of humour in the off-task spaces of the language classroom. ELT Journal, v. 73, n. 2, p. 186-196, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1093/elt/ccy054. Acesso em: 21 ago. 2021.

WIKIPÉDIA. Corrida ao Pingo Doce de 2012. 1 maio 2012. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrida_ao_Pingo_Doce_de_2012. Acesso em: 10 jul. 2021.

WITTGENSTEIN, L. Tratado lógico-filosófico. Investigações filosóficas. Trad. LOURENÇO, M. S. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1921. 611p.

Publiée

28/12/2021

Comment citer

MARTINS, S. M. D. Humor e ensino de Português Língua Estrangeira em contexto multicultural. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021151, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15452. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15452. Acesso em: 5 déc. 2025.