Percepção da educação como valor

interpretação sociopsicológica de dados de uma experiência associativa comparativa realizada na Rússia e na Alemanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.4.15650

Palavras-chave:

Educação, Valores básicos, Experiência associativa gratuita, Modelo de significado associativo, Campo associativo

Resumo

Os autores lidam com várias abordagens do problema de determinação e classificação de valores. Os dados de dois experimentos associativos gratuitos realizados em 2019 com falantes nativos de alemão e russo foram analisados. Os associados recebidos são classificados, de acordo com o modelo de significado associativo criado por V.A. Pischalnikova. O modelo de significado associativo inclui uma “correlação dinâmica fundamentalmente funcional” dos seguintes componentes: conceito, concepção, área de conteúdo, associação, reações operacionais, que podem refletir significados culturalmente determinados e relações emocionalmente avaliativas entre unidades de linguagem. O modelo psicolinguístico foi escolhido pelos autores, pois representa o significado pessoal como um fenômeno funcional e nos permite traçar deslocamentos semânticos do significado na relação entre estímulo e reação. A interpretação sociopsicológica dos dados é dada. Os autores concluíram que a percepção negativa da educação fala pela transformação da educação como instituição social.

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Publicado

10/11/2021

Como Citar

ZHUK, N. V.; KURILOV, S. N.; KHLOPOVA, A. I. Percepção da educação como valor: interpretação sociopsicológica de dados de uma experiência associativa comparativa realizada na Rússia e na Alemanha. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.4, p. e021093 , 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.4.15650. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15650. Acesso em: 26 dez. 2024.