As tecnologias digitais para o fomento da motivação e autonomia no ensino de línguas em contexto acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v11i00.15815

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Ensino de línguas adicionais, Motivação e autenticidade, Sala de aula invertida

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir estratégias para fomentar a motivação na aprendizagem de línguas adicionais (LA) a partir de tarefas e materiais que proporcionem um processo de aprendizagem mais autêntico e participativo. A proposta central refere-se à utilização de tecnologias dentro da abordagem da Sala de Aula Invertida (SAI), que prioriza a reflexão e o aprofundamento do conteúdo durante os momentos assíncronos. O sucesso dessa abordagem depende do maior engajamento e participação de estudantes, promovendo uma aprendizagem consciente e apoiada em estratégias relevantes para a formação em Letras. Para esse fim, o artigo apresenta sugestões para a elaboração de aulas de LA no contexto acadêmico, com base em uma experiência prática em uma disciplina de língua alemã para iniciantes. Espera-se que essa proposta estimule a aprendizagem participativa e autônoma, contribuindo para a formação crítica e autêntica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marceli Cherchiglia Aquino, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP - Brasil. Professora Doutora do Departamento de Letras Modernas (DLM) na área de Língua e Linguística Alemã. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Tradução na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Referências

AQUINO, M. Mudando o ritmo das aulas de alemão como língua adicional por meio de músicas e mídias digitais. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 24, n. 42, p. 22-47, 2021. DOI: 10.11606/1982-8837244222. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/176694. Acesso em: 14 maio. 2025.

AQUINO, M.; FERREIRA, M. Ensino de alemão com foco decolonial: uma discussão sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, e1709, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/66610. Acesso em: 14 maio. 2025.

AQUINO, M.; OLIVEIRA, P. X. Aprendizagem de línguas em contexto acadêmico mediado por tecnologias digitais: limites e possibilidades da ferramenta Quizlet para a sala de aula invertida. Revista do GEL, v. 1, n. 20, p. 33-53, 2023. DOI: 10.21165/gel.v20i1.3402. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/3402. Acesso em: 14 maio. 2025.

AQUINO, M. The flipped classroom as a learning proposal in academic context an experience in an initial group of German as an additional language. Revista Kontexte, v. 2 , n. 2 ,p. 136-146, 2024. DOI: 10.24403/jp.1394644. Disponível em: https://zs.thulb.uni-jena.de/receive/jportal_jparticle_01394644. Acesso em: 14 maio 2025.

BENSON, P. Teaching and researching autonomy in language learning. 2. ed. Abingdon: Routledge, 2011.

DEBBAĞ, M.; YILDIZ, S. Effect of the flipped classroom model on academic achievement and motivation in teacher education. Education and Information Technologies, n. 26, v. 3, p. 3057-3076, 2021. DOI: 10.1007/s10639-020-10395-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-020-10395-x. Acesso em: 14 maio 2025.

DÖRNYEI, Z. The psychology of the language learner: Individual differences in second language acquisition. New York: Erlbaum, 2005.

DÖRNYEI, Z; USHIODA, E. Teaching and researching motivation.New York: Pearson, 2021.

JULIANO, M. L. F. Estratégias de aprendizagem de alemão como língua estrangeira: perspectivas de estudantes de Letras da Universidade de São Paulo. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Alemã) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.

KAPP, K. M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.

KIM, H. Y.; KWON, Y. Exploring smartphone applications for effective mobile-assisted language learning. Multimedia-Assisted Language Learning, v. 15, n. 1, p. 31-57, 2012. DOI: 10.15702/mall.2012.15.1.31. Disponível em: https://www.kci.go.kr/kciportal/landing/article.kci?arti_id=ART001654671. Acesso em: 14 maio 2025.

KUKULSKA-HULME, A. Mobile learning and the future of learning. International HETL Review, v. 2, p. 13-18, 2012.

LEFFA, V.J. Call as action. In: MARRIOTT, R. C. V; TORRES, P. L. (org.). E-learning methodologies for language acquisition. Hershey: IGI Global, 2009. p. 39-52.

MARQUES-SCHÄFER, G.; ROZENFELD, C. C. F. Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. São Paulo: Edições Hipótese, 2018.

OFUGI, M. S. A sala de aula invertida como técnica alternativa de ensino: um enfoque no desenvolvimento da autonomia do aprendiz de inglês como L2/LE. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

PAIVA, V. L. M. O. A formação do professor para uso da tecnologia. In: SILVA, K. Aparecido; DANIEL, F. G.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A. C. B. (org.). A Formação de Professores de Línguas: Novos Olhares – Volume III. Campinas: Pontes, 2013. p. 209- 230.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Lessons from the virtual classroom: the realities of online teaching. 2. ed. São Francisco: Jossey-Bass, 2013.

POLICARPO, L. K. S.; AZEVEDO, L. F.; MATOS, S. R. O uso da rede social TikTok: uma estratégia interativa para o despertar da leitura. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, e217101321119, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i13.21119. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21119. Acesso em: 14 maio 2025.

SCHNEIDERS, L. A. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: Ed. da Univates, 2018.

SELWYN, N. Education and technology: key issues and debates. 3. ed. London: Bloomsbury Academic, 2022.

USHIODA, E. Motivation: L2 learning as a special case? In: MERCER, S.; RYAN, S.; WILLIAMS, M. (ed.). Psychology for language learning: Insights from research, theory and practice. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2013. p. 58-73.

ZANCANARO, G. S.; ROZENFELD, C. C. F. Uso assíncrono do aplicativo Quizlet como apoio para a aprendizagem de inglês para estudantes do ensino médio. CIET EnPED, São Carlos, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/634. Acesso em: 14 maio 2025.

Publicado

02/06/2025

Como Citar

AQUINO, M. C. As tecnologias digitais para o fomento da motivação e autonomia no ensino de línguas em contexto acadêmico. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 11, n. 00, p. e025005, 2025. DOI: 10.29051/el.v11i00.15815. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15815. Acesso em: 13 jun. 2025.