Abordagens socioculturais para o ensino de vocabulário em turmas heterogêneas de PLA

Estratégias didáticas em contexto acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18327

Palavras-chave:

Português língua adicional, Estratégias comunicativas, Práticas didáticas, Cultura e sociedade, Léxico

Resumo

Este artigo visa discutir estratégias didáticas para o ensino de vocabulário a partir de experiências em duas turmas de Português Língua Adicional (PLA) em ambiente universitário. Parte-se da premissa de que, em âmbitos multilíngues e pluriculturais, além do caráter linguístico, é essencial a abordagem de aspectos sociais e (inter)culturais. Com o intuito de auxiliar professoras e aprendizes no desenvolvimento de tarefas dinâmicas, que se aproximem ao uso da língua em situações autênticas, são sugeridas atividades que trabalham língua e cultura de forma integrada. A mediação destas práticas em contexto universitário no Brasil, objetiva desenvolver temas diversos, voltados às necessidades comunicativas de estudantes de diferentes nacionalidades, expostos ao português em contexto acadêmico e social. Os resultados indicam que práticas sugeridas incentivam o uso de estratégias comunicativas que requerem autonomia e pensamento crítico, auxiliando, não apenas na superação de desafios linguísticos, mas permitindo uma maior participação e motivação no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marceli Cherchiglia Aquino, Universidade de São Paulo

Docente de Língua Alemã do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

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Publicado

20/11/2023

Como Citar

AQUINO, M. C. Abordagens socioculturais para o ensino de vocabulário em turmas heterogêneas de PLA: Estratégias didáticas em contexto acadêmico. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. esp.1, p. e023018, 2023. DOI: 10.29051/el.v9iesp.1.18327. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18327. Acesso em: 25 dez. 2024.