Abordagens socioculturais para o ensino de vocabulário em turmas heterogêneas de PLA

Estratégias didáticas em contexto acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18327

Palavras-chave:

Português língua adicional, Estratégias comunicativas, Práticas didáticas, Cultura e sociedade, Léxico

Resumo

Este artigo visa discutir estratégias didáticas para o ensino de vocabulário a partir de experiências em duas turmas de Português Língua Adicional (PLA) em ambiente universitário. Parte-se da premissa de que, em âmbitos multilíngues e pluriculturais, além do caráter linguístico, é essencial a abordagem de aspectos sociais e (inter)culturais. Com o intuito de auxiliar professoras e aprendizes no desenvolvimento de tarefas dinâmicas, que se aproximem ao uso da língua em situações autênticas, são sugeridas atividades que trabalham língua e cultura de forma integrada. A mediação destas práticas em contexto universitário no Brasil, objetiva desenvolver temas diversos, voltados às necessidades comunicativas de estudantes de diferentes nacionalidades, expostos ao português em contexto acadêmico e social. Os resultados indicam que práticas sugeridas incentivam o uso de estratégias comunicativas que requerem autonomia e pensamento crítico, auxiliando, não apenas na superação de desafios linguísticos, mas permitindo uma maior participação e motivação no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marceli Cherchiglia Aquino, Universidade de São Paulo

Docente de Língua Alemã do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Referências

AQUINO, M. Português como língua adicional em turmas multilíngues: um relato de experiência didática. Domínios de Linguagem - Revista eletrônica de linguística, Uberlândia, MG, v. 21, n. 1. p. 273-193, 2018.

AQUINO, M. Projeto Novela: uma abordagem comunicativa e intercultural no ensino de alemão como língua estrangeira. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 22, n. 38, p. 31-47, 2019.

AQUINO, M.; SCHMIDT, C.; FEITOSA, L. Estratégias de aprendizagem individual no ensino de Alemão como Língua Adicional: um projeto de consultoria acadêmica. Revista Do GEL, v. 19, n. 1, p. 11–34. 2022.

AQUINO, M.; FERREIRA, M. Ensino de alemão com foco decolonial: uma discussão sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, MG, v. 17, p. e1709, 2023.

ALMEIDA, M. S. P. Ensino de português língua estrangeira – P. L. E. – língua global. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, Rio dos Sinos, RS, v. 2, n. 2. 2004.

BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy, Nova Jersey, San Francisco State University. 1994.

CARVALHO, O. L. Aspectos da Identidade Brasileira em Livros Didáticos de Português para Estrangeiros: um estudo lexical. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades, Brasília, DF, v. 1, p. 1-15, 2008.

DELL' ISOLA, R. L.; ALMEIDA, M. J. A. Terra Brasil: curso de língua e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. 320 p.

ELLIS, R. The study of second language acquisition. Oxford, Oxford University Press. 1994.

FARIA, P. H. A. O papel das estratégias de comunicação no processo de aquisição de português como língua estrangeira: um estudo com alunos intercambistas da UFG. 2015. 234 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

FIGUEIREDO, O. Ensino das Línguas Estrangeiras: estratégias políticas e educativas: o Português abre portas: a quem? E como? Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2004.

FIGUEIREDO, F. J. Q. A aprendizagem colaborativa de línguas: algumas considerações conceituais e terminológicas. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. (org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. Goiânia: Ed. da UFG, 2006. p. 11-45.

HYMES, D. On communicative competence. In: BRUMFIT, C. (ed.). The communicative approach to language teaching. Oxford University Press, 1972. p. 269-293.

KRAMSCH, C. Context and Culture in Language Teaching. Oxford University Press. 1993.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2013.

MITCHELL, R.; MYLES, F.; MARSDEN, E. Second language learning theories. London: Routledge, 2013.

ROTTAVA, L. Brazilian Portuguese as Foreign Language⁄second Language: an overview. In: SILVA, K.; ALVAREZ, M. (org.). Perspectivas de investigação em Lingüística Aplicada. Campinas, SP. Editora Pontes, São Paulo, 2008. p. 245-266.

SILVA, P.; CASTRO, R. M.; SABOTA, B. Aspectos culturais no ensino de português como Língua Adicional (PLA): uma proposta de mediação intercultural. Revista Intercâmbio, São Paulo: LAEL/PUCSP, v. 34, p. 120-145, 2017.

SCHNEIDER, M. N. Abordagens de ensino e aprendizagem de línguas: comunicativa e intercultural. Contingentia, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 68-75, 2010.

UPHOFF, D. O poder do livro didático e a posição do professor no ensino de alemão como língua estrangeira. 2009. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – IEL/Unicamp, Campinas, SP, 2009.

WEISSENBERG, J. Sprachbedarfsermittlung im Berufsbezogenen Unterricht Deutsch als Zweitesprache. Passage, Hamburgo, 2012.

WILLIS, D. The lexical syllabus: a new approach to language teaching. London/Glasgow: Collins ELT, 1990.

Publicado

20/11/2023

Como Citar

AQUINO, M. C. Abordagens socioculturais para o ensino de vocabulário em turmas heterogêneas de PLA: Estratégias didáticas em contexto acadêmico. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. esp.1, p. e023018, 2023. DOI: 10.29051/el.v9iesp.1.18327. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18327. Acesso em: 24 nov. 2024.