Interações discursivas entre a alfabetização e o ensino de inglês em salas do primeiro ano do ensino fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7i00.15823

Palavras-chave:

Ensino, Currículo, Língua inglesa, Dialogia, Alfabetização

Resumo

O presente estudo organizado numa perspectiva discursiva da linguagem, subsidiado pelos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-cultural e pela teoria da Enunciação, tem como objetivo discutir orientações curriculares de uma rede municipal do interior paulista, com vistas a empreender modos de ensino da Língua Estrangeira Moderna, no primeiro ano do Ensino Fundamental I, estabelecendo relações dialógicas com a alfabetização. Para a geração dos dados utilizou-se a pesquisa documental, porém, a compreensão dos dados aqui considerados se remete a análise das diretrizes para o ensino de inglês apresentados no Currículo Comum da Rede de ensino de um município de médio porte do interior paulista e na BNCC. Os dados evidenciaram, a partir da análise e organizados em eixos de discussão, convergências entre o Currículo e as diretrizes da BNCC, relações dialógicas entre o ensino da LEM e alfabetização. Apontaram ainda, dissonâncias entre pressupostos teóricos-metodológicos, objetivos e conteúdos presentificados no documento municipal.

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Biografia do Autor

Alessandra Moreira Cavalieri, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Fábio Schwarz Soares dos Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Claudia Regina Mosca Giroto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano, Curso de Pedagogia, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutorado em Educação (UNESP).

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Publicado

11/11/2021

Como Citar

CAVALIERI, A. M.; SANTOS, F. S. S. dos; GIROTO, C. R. M. Interações discursivas entre a alfabetização e o ensino de inglês em salas do primeiro ano do ensino fundamental I . Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. 00, p. e021111, 2021. DOI: 10.29051/el.v7i00.15823. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15823. Acesso em: 20 abr. 2024.

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