Inglês como o fator dominante que influença as peculiaridades das línguas locais (no exemplo de países do leste africano)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.7.16277

Palavras-chave:

Situação da linguagem, Uso da linguagem, Pesquisa, Participantes, África Oriental, Quênia, Tanzânia, Uganda

Resumo

O objetivo do artigo é identificar o uso real da língua e as atitudes em relação às línguas locais e ao inglês no Quênia, Tanzânia e Uganda. O artigo trata da análise das peculiaridades da situação linguística na África Oriental, do processo de dominação da língua inglesa em várias esferas da vida: educação, economia, política, meios de comunicação. O autor enfatiza que a diversidade linguística da África Oriental é muito rica: 67 línguas vivas no Quênia, 44 línguas vivas em Uganda e 125 línguas vivas na Tanzânia. A escolha do idioma na educação é considerada crucial para os resultados da alfabetização. O artigo trata da análise dos dados coletados no período de março de 2018 a setembro de 2019. A pesquisa é baseada no modelo de perguntas elaborado e desenvolvido por Schmied (1990,1991), M. Susanne e D. Ochieng (2017 ) e inclui algumas perguntas adicionais criadas no Formulários Google. O questionário é em inglês e consiste em três partes: informações sociodemográficas, uso da língua e atitudes da língua. De acordo com os resultados, a escolha do idioma depende da idade do interlocutor de uma pessoa, mais da metade dos entrevistados mudam de sua língua materna para outra língua no dia a dia, o inglês é uma língua de leitura e é menos usada para ouvir e escrever, palavras emprestadas são utilizadas para preencher lacunas linguísticas de uma língua, os participantes não consideram o inglês como substituto da língua materna e admitem que sua vida está intimamente ligada ao inglês.

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

BAGHANA, J.; VOLOSHINA, T. G.; RAIUSHKINA, M. E.; KOVALTSOVA, E. V.; NOVAKOVA, K. S. Inglês como o fator dominante que influença as peculiaridades das línguas locais (no exemplo de países do leste africano). Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.7, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.7.16277. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16277. Acesso em: 22 dez. 2024.