Uma conta virtual-teórica do valor do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.7.16339

Palavras-chave:

Valor do conhecimento, Epistemologia, Epistemologia da virtude, Valor epistêmico, Valor, Conhecimento, Pritchard, Kvanvig, Zagzebski

Resumo

O artigo examina o problema do valor do conhecimento em conexão com a epistemologia da virtude. Vários tipos de valor são examinados para estabelecer uma estrutura teórica para a discussão sobre o valor do conhecimento. A teoria pragmática tradicional do valor do conhecimento é considerada com objeções. É mostrado que no centro do problema de valor está o conceito de monismo de valor T (valor da verdade acima de tudo). Diferentes estratégias para superar o monismo do valor T são expostas. A explicação confiável da teoria da virtude do valor do conhecimento é defendida. São analisadas diferentes estratégias de resposta confiabilista ao problema do valor, propostas por A. Goldman, J. Greco, D. Pritchard. Algumas objeções contra a versão confiabilista são consideradas: a objeção da “máquina de café” de Zagzebski e a objeção da existência de conhecimento trivial. Outra alternativa teórica da virtude para o problema de valor de Zagzebski é analisada. Contra o relato de Zagzebski, afirma-se que o conhecimento tem valor fundamental, mesmo que não tenha valor final.

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Biografia do Autor

Artur Ravilevich Karimov, Kazan Federal University, Kazan, Russia

Doctor of philosophy, Head of the department of Social Philosophy, Institute of Social and Philosophical Sciences and Mass Communications

Vladimir Jurevich Yurinov, Kazan Federal University, Kazan, Russia

PhD in philosophy, associate professor of the of the department of Social Philosophy, Institute of Social and Philosophical Sciences and Mass Communications

Mikhail Gennadievich Khort, Kazan Federal University, Kazan, Russia

Graduate student, Institute of Social and Philosophical Sciences and Mass Communications

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

KARIMOV, A. R.; YURINOV, V. J.; KHORT, M. G. Uma conta virtual-teórica do valor do conhecimento. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.7, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.7.16339. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16339. Acesso em: 22 dez. 2024.

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