Internacionalização da educação de línguas estrangeiras na Rússia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.8.16378

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Educação, Internacionalização, Pesquisa linguística

Resumo

O objetivo principal deste artigo é identificar as características da internacionalização do ensino de línguas estrangeiras na sociedade russa moderna. A pesquisa sociológica e linguística serve como método de pesquisa principal deste estudo, que permitiu aos autores identificar as características da internacionalização da educação em línguas estrangeiras na sociedade russa (em combinação com a análise secundária de materiais de pesquisa conduzida pelos principais centros educacionais e sociológicos russos). O artigo destaca os fatores linguísticos e sócio-psicológicos que impedem o desenvolvimento efetivo da internacionalização do ensino de línguas estrangeiras na sociedade russa moderna. Os resultados do estudo identificam as áreas de atividade atuais no domínio da internacionalização do ensino de línguas estrangeiras. Os dados obtidos sobre determinados aspectos da internacionalização do ensino de línguas estrangeiras interessam às autoridades dos vários níveis que gerem projetos educativos, bem como aos dirigentes de organizações educativas e outros assuntos relevantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri G. Volkov, Southern Federal University, Rostov-on-Don, Russia

Doctor of Philosophy, Professor, Academic Director of the Institute of Sociology and Regional Studies

Vitaly V. Ovsiy, Southern Federal University, Rostov-on-Don, Russia

Postgraduate student of the Institute of Sociology and Regional Studies

Referências

Azarova, E.S., & Yanitsky, M.S. (2008). Psychological Determinants of Voluntary Activity. Vestnik Tomskogo gosudarstvennogo universiteta, 306, 120-125.

Gafiatulina, N.H. (2014). Social Health and Socialization of Russian Student Youth. Social'no-gumanitarnye znanija, 11, 175-180.

Grigorieva, N.K. (2018). The Youth Volunteer Movement - an Indicator of Youth Political Socialization. European research, 1(35), 62-64.

Igdyrova, S.V., Chiklyaukova, E.V., & Mukminov R.R. (2013). Development of Social Activity of Young People in the System of Volunteer Activity. Problemy sovremennoj nauki, 7-1, 83-89.

Karapetyan, E.A., Gafiatulina, N.Kh., Efimova, V.M., Yaksa, N.V., Luginina, A.G., & Prokhorenko, O.N. (2020). Сyber Socialization as a Factor of Influence on the Social Health of Student Youth in a Modern Educational Environment under the Development of a Global Information Society. Revista Gênero e Direito, 9(4), 830-845.

Kasyanov, V.V., Latysheva, A.T., & Gafiatulina, N.H. (2020). Volunteer Activity as a Resource for Improving the Social Health of Russian Youth. Gumanitarnye, social'no-jekonomicheskie i obshhestvennye nauki, 2, 61-66.

Kogan, E.A. (2014). The Attitude of Students to Volunteer Activities. Vestnik Nizhegorodskogo universiteta im. N. I. Lobachevskogo. Serija: Social'nye nauki, 4(36), 144-149.

Konygina, M.N. (2018). Features of the Modern Volunteer Movement in Russia as a Type of Socially Helping Activity. Jekonomicheskie i gumanitarnye issledovanija regionov, 4, 92-97.

Korolkova, S.Yu. (2015). Social Activity of Young People. Molodoj uchenyj, 12.2, 34-41.

Kozodaeva, L.F. (2010). Voluntary Activity as a Refine Basis of Student Youth Moral Qualities. Vestnik Tambovskogo gosudarstvennogo universiteta, 91(11), 121-126.

Kulikova, O.A., & Limanova, N. I. (2018). Volunteer Activity as a Mechanism for Overcoming Social Apathy of Young People. Vestnik universiteta, 1, 56-61.

Kuzminchuk, A.A. (2018). Molodye volontery: al'truisty ili jegoisty? XXI Ural'skie sociologicheskie chtenija. Social'noe prostranstvo i vremja regiona: problemy ustojchivogo razvitija. Materials of the International Scientific and Practical Conference, Yekaterinburg.

Lagutin, A.O., Pecheliev, A.S., & Pechelieva, N.A. (2013). Volunteer Activity as a Step of Personal Socialization. Volonter, 3-4, 40-45.

Logvinov, I. N. (2015). Youth Volunteering: Psychology of a Volunteer. Nauchno-metodicheskij jelektronnyj zhurnal "Koncept", 13, 3506-3510.

Malanichev, A.A. (2018). Volunteerism as a Creative Mechanism of Personal Development. Obrazovanie i nauka bez granic: social'no-gumanitarnye nauki, 9, 230-233.

Nezhina, T., Petukhova, K., Chechetkina, N., & Mindarova, I. (2014). Motivation of Youth Participation in Volunteer Movement. Voprosy gosudarstvennogo i municipal'nogo upravlenija, 3, 49-71.

Pevnaya, M.V. (2015). Some Characteristics of Russian Population's Attitude to Volunteering. Vestnik Surgutskogo gosudarstvennogo pedagogichesksogo universiteta, 2(35), 64-69.

Sikorskaya, L.E. (2009). Socialization of Youth in the Process of Voluntary Activity. Zhurnal "Znanie. Ponimanie. Umenie", 4, 45-55.

Sukharkova, M.P. (2017). Approaches to Studying the Motivation of Participation in Volunteering Practices. Teorija i praktika obshhestvennogo razvitija, 9, 74-83.

Trofimova, N.V. (2018). Vospitanie social'noj otvetstvennosti studentov kolledzha v volonterskoj dejatel'nosti [Education of Social Responsibility of College Students in Volunteer Activity]. Extended Thesis Abstract of a Candidate of Pedagogical Sciences, Voronezh: Voronezh State University.

Ulyanova, E.V. (2018). Razvitie social'no-kul'turnoj aktivnosti lichnosti v processe volonterskoj dejatel'nosti. Social'no-kul'turnyj potencial regiona: unikal'nost', prioritety, innovacii: materialy Vserossijskoj nauchno-prakticheskoj konferencii. Materials of the All-Russian Scientific and Practical Conference. Orel

Volunteer Activity in Perception of Modern Youth. (2018). Yaroslavl: MAI INDSI (IRSI).

Zadneprovskaya, A.A. (2018) Volunteerism and Volunteering Activity as the most Important Stage of Personality Formation. Obrazovanie i nauka bez granic: social'no-gumanitarnye nauki, 9, 220-223.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

VOLKOV, Y. G.; OVSIY, V. V. Internacionalização da educação de línguas estrangeiras na Rússia. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.8, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.8.16378. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16378. Acesso em: 13 nov. 2024.