Sotaque kiwi dos examinadores IELTS e identidade iraniana dos candidatos IELTS e seu desempenho de fala na Nova Zelândia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.1.16913

Palavras-chave:

Identidade, Sotaque dos examinadores do IELTS, Sotaque Kiwi, Intervenção cultural negativa

Resumo

Este estudo explora a influência do sotaque neozelandês dos examinadores do IELTS (também conhecido como sotaque Kiwi) no desempenho falado de 45 candidatos ao IELTS iranianos, homens e mulheres, no âmbito da teoria da acomodação da comunicação (CAT) a partir da perspectiva do pós-estruturalismo em que a identidade é considerada uma abordagem dinâmica. Este é um projeto sequencial explicativo de método misto, no qual as notas dos candidatos em um teste IELTS real foram comparadas às suas notas em um teste simulado através do emprego de um teste t de amostras emparelhadas para cada grupo de proficiência no idioma (B2, C1 e C2). Uma entrevista semiestruturada também foi conduzida para extrair informações sobre os sentimentos dos participantes diante dos examinadores Kiwi. Os resultados revelaram que 1) a autoidentificação dos candidatos e 2) seu nível de proficiência indicaram como seu desempenho foi influenciado pelo sotaque dos examinadores Kiwi. Participantes com proficiência B2 (pontuação na faixa de 5,5-6,5) e C1 (pontuação na faixa de 7 a 8), o sotaque Kiwi acentuou as diferenças de etnia e identidade. Eles também trataram das questões culturais da L1 como uma barreira. Nenhum desses problemas foi encontrado em participantes C2 (pontuação de banda 8,5-9). Os instrutores do IELTS devem considerar as características de identidade dos candidatos e cobrir todos os sotaques principais de falantes nativos de inglês em seus programas de preparação.

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Biografia do Autor

Maria Shobeiry, University of Tehran (UT), Tehran – Iran

Department of Applied Linguistics. PhD Candidate

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Publicado

30/03/2022

Como Citar

SHOBEIRY, M. . Sotaque kiwi dos examinadores IELTS e identidade iraniana dos candidatos IELTS e seu desempenho de fala na Nova Zelândia. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.1, p. e022003, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.1.16913. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16913. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos