Didática dos livros didáticos sobre a cultura dos povos da República de Sakha (Yakutia)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.1.16944

Palavras-chave:

Cultura, Yakutia, Metassujeito, Orientação prática, Didática

Resumo

O artigo analisa a didática dos livros didáticos sobre a cultura tradicional dos povos Yakutianos, com base na tecnologia de aprendizagem de metassujeito, focada no desenvolvimento intelectual e prático pessoalmente significativo pelos alunos do potencial de afirmação da vida e de criação humana da cultura de sua terra natal. Para formar uma compreensão holística da cultura tradicional dos povos indígenas da República de Sakha (Yakutia) entre os estudantes, a pesquisa apresenta (1) os materiais em uma ampla gama em conexão com outras disciplinas acadêmicas e (2) visões etnológicas, psicológicas e filosóficas dos povos sobre a vida humana. Hoje, torna-se relevante a busca de um terreno comum unindo as culturas únicas e distintas dos povos da República. Nesta base, é possível garantir, no futuro, a preservação e prosperidade dos povos e de sua unidade espiritual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evdokia Mikhailovna Polikarpova, North-Eastern Federal University named after M.K. Ammosova (NEFU), Yakutsk – Russia

Professor.

Natalia Sergeevna Sivtseva, North-Eastern Federal University named after M.K. Ammosova (NEFU), Yakutsk – Russia

Associate professor.

Referências

ASMOLOV, A. G. Optika obrazovaniya: Sotsiokul'turnyye perspektivy [Optics of education: Sociocultural perspectives]. Cennosti i Smysly, v. 3, n. 37, p. 154, 2015. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/a-g-asmolov-optika-prosvescheniya-sotsiokulturnye-perspektivy/viewer. Access in: 14 Jan. 2021.

BAKHTIN, M. M. Estetika slovesnogo iskusstva [Aesthetics of verbal art]. Moscow: Iskusstvo, 1986.

BERDYAEV, N. A. Sud'ba Rossii [The fate of Russia]. Moscow: Sovetsky Pisatel, 1990.

BORGOYAKOV, S. A. Kontseptual'nyye osnovy sotsiokul'turnoy modernizatsii etnokul'turnogo obrazovaniya [Conceptual foundations of socio-cultural modernization of ethnocultural education]. Nauka i Shkola, n. 6, p. 98-107, 2016. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/kontseptualnye-osnovaniya-sotsiokulturnoy-modernizatsii-etnokulturnogo-obrazovaniya/viewer. Access in: 15 Jan. 2021.

GERSHUNSKY, B. S. Filosofiya obrazovaniya [Philosophy of education]. Moscow: Moscow Psychology and Social Institute, 1998.

GOGOLEVA, M. T. Dialog kul'tur v pedagogike fol'klora [Dialogue of cultures in the pedagogy of folklore]. Sredneye Professional'noye Obrazovaniye [Secondary Vocational Education], v. 7, p. 32-34, 2009.

KUKHTERIN, S. E.; SOGOMONOV, A. YU. Globalizatsiya i postsovetskoye obshchestvo [Globalization and post-soviet society]. Moscow: Stovi LLC, 2001.

PESTALOZZI, J. H. Anthology chelovecheskoy pedagogiki [Anthology of humane pedagogy]. Moscow: Izdatelskiy Dom Shalvy Amonashvili, 1998.

Publicado

30/03/2022

Como Citar

POLIKARPOVA, E. M. .; SIVTSEVA, N. S. . Didática dos livros didáticos sobre a cultura dos povos da República de Sakha (Yakutia). Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.1, p. e022031, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.1.16944. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16944. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos