Técnicas de jogo de linguagem na mídia de massa

O uso de ocasionalismos em textos públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.2.17317

Palavras-chave:

Publicistic discourse, Mass media, Language play, Ways of graphic transformation, Graphic occasionalism, Capitalization

Resumo

O artigo analisa ocasionalismos gráficos criados por meio dos instrumentos gráficos do jogo de linguagem. O material para o estudo inclui as novas formações extraídas dos textos do discurso publicitário moderno em língua russa. O material estudado mostra que a capitalização como uma das técnicas de jogo da linguagem gráfica está amplamente representada nos textos dos meios de comunicação de massa. A novidade do estudo reside no fato de que, diferentemente de outras obras, examina ocasionalismos gráficos modernos formados pela combinação de maiúsculas e outros métodos de jogo gráfico: policodificação, reduplicação, holofrase e as técnicas associadas à divisão da palavra usual de maneiras diferentes. O material prático permite a análise da situação linguística da época atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elena Brichenkova, Kyung Hee University, Deogyeong-daero – Republic of Korea

PhD (c).

Oksana Butskaya, Moscow State Linguistic University. Moscow – Russia

PhD (c).

Inna Pakhomova, Peoples’ Friendship University of Russia. Moscow – Russia

PhD (c).

Referências

AMIRI, L. P. Paragrafemnye sredstva graficheskoi igry kak sovremennye paralingvisticheskie realii v reklamnoi kommunikatsii. [Paragraphemic means of graphic play as modern paralinguistic realities in advertising communication.] Vestnik of the Moscow City Teacher Training University, v. 2, n. 12, p. 69–76, 2013.

DOBROSKLONSKAIA, T. G. Iazyk sredstv massovoi informatsii. [The language of mass media.] Moscow: KDU, 2012.

DOBROSKLONSKAIA, T. G. Voprosy izucheniia mediatekstov (opyt issledovaniia sovremennoi angliiskoi mediarechi). [Issues in media text studies (experience in the study of modern English media speech).] Moscow: Editorial URSS, 2005.

GRIDINA, T. A. Iazykovaia igra: Stereotip i tvorchestvo. [Language play: stereotype and creativity.]. Yekaterinburg: Ural State Pedagogical University, 2008.

GUDKOV, D. B. Teoriia i praktika mezhkulturnoi kommunikatsii. [Theory and practice of intercultural communication.] Moscow: Gnozis, 2003.

ILIASOVA, S. V. Iazykovaia igra: slovoobrazovatelnaia, graficheskaia, orfograficheskaia (na materiale tekstov sovremennykh rossiiskikh SMI). [Language play: word-formation, graphic, orthographic (on the material of modern Russian media texts).]. Media Linguistics Journal, v. 1, n. 6, p. 91–100, 2015.

ILIASOVA, S. V. Krymets Ukraine, ili Politicheskoe slovotvorchestvo. [A Crimean to the Ukraine, or Political word-creativity.]. Political Linguistics, n. 3, p. 27-30, 2016.

ILIASOVA, S. V.; AMIRI, L. P. Iazykovaia igra v kommunikativnom prostranstve SMI i reklamy. [Language play in the communicative space of mass media and advertising.] Moscow: Flinta, Nauka, 2015.

KARAULOV, Iu. N. Russkii iazyk i iazykovaia lichnost. [Russian language and linguistic personality.] Moscow: LKI, 2010.

KONKOV, V. I.; POTSAR, A. N.; SMETANINA, S. I. Iazyk SMI: sovremennoe sostoianie i razvitie. [The language of mass media: the modern state and development.]. Saint Petersburg: Faculty of Philology, St. Petersburg State University, 2004.

KOSTOMAROV, V. G. IAzykovoi vkus epokhi. Iz nabliudenii nad rechevoi praktikoi mass-media. [The linguistic taste of the era. From observations on mass media speech practices.] Saint Petersburg: Zlatoust, 1999.

KOVYNEVA, I. A. Golofrazis kak sposob ekonomii iazykovykh usilii. [Holophrasis as a way of saving language effort.]. Baltic Humanitarian Journal, v. 6, n. 21, p. 110-112, 2017.

ZEMSKAIA, E. A. Russkaia razgovornaia rech: Lingvisticheskii analiz i problemy obucheniia. [Russian colloquial speech: Linguistic analysis and teaching problems.] Moscow: Flinta, Nauka, 2021.

Publicado

10/11/2022

Como Citar

BRICHENKOVA, E.; BUTSKAYA, O.; PAKHOMOVA, I. Técnicas de jogo de linguagem na mídia de massa: O uso de ocasionalismos em textos públicos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.2, p. e022060, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.2.17317. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17317. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos