Técnicas de jogo de linguagem na mídia de massa

O uso de ocasionalismos em textos públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.2.17317

Palavras-chave:

Publicistic discourse, Mass media, Language play, Ways of graphic transformation, Graphic occasionalism, Capitalization

Resumo

O artigo analisa ocasionalismos gráficos criados por meio dos instrumentos gráficos do jogo de linguagem. O material para o estudo inclui as novas formações extraídas dos textos do discurso publicitário moderno em língua russa. O material estudado mostra que a capitalização como uma das técnicas de jogo da linguagem gráfica está amplamente representada nos textos dos meios de comunicação de massa. A novidade do estudo reside no fato de que, diferentemente de outras obras, examina ocasionalismos gráficos modernos formados pela combinação de maiúsculas e outros métodos de jogo gráfico: policodificação, reduplicação, holofrase e as técnicas associadas à divisão da palavra usual de maneiras diferentes. O material prático permite a análise da situação linguística da época atual.

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Biografia do Autor

Elena Brichenkova, Kyung Hee University, Deogyeong-daero – Republic of Korea

PhD (c).

Oksana Butskaya, Moscow State Linguistic University. Moscow – Russia

PhD (c).

Inna Pakhomova, Peoples’ Friendship University of Russia. Moscow – Russia

PhD (c).

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Publicado

10/11/2022

Como Citar

BRICHENKOVA, E.; BUTSKAYA, O.; PAKHOMOVA, I. Técnicas de jogo de linguagem na mídia de massa: O uso de ocasionalismos em textos públicos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.2, p. e022060, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.2.17317. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17317. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos