Primeiras experiências docentes de língua japonesa em um centro de línguas pela perspectiva de egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10i00.18097

Palavras-chave:

Língua japonesa, Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores, Formação inicial de professores de japonês

Resumo

Este artigo aborda o desenvolvimento de professores de japonês como língua estrangeira no âmbito de um Programa de Extensão da UNESP, campus de Assis (SP), conhecido como Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP). Buscou-se compreender de que forma os egressos do curso de Letras Português/Japonês, que atuaram no CLDP durante sua graduação, descrevem e refletem acerca de suas primeiras experiências docentes nesse Programa de Extensão. Partiu-se da ideia de que o CLDP se configura como um terceiro espaço nos processos de formação inicial docente. A metodologia adotada foi baseada nos pressupostos do estudo de caso. Os dados analisados mostraram que, para os participantes da pesquisa, esse Programa de Extensão representa um espaço de formação docente indispensável para a atual configuração do curso de Letras no campus de Assis, assim como para o início da construção profissional daqueles que por ele passam.

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Biografia do Autor

Isabella Hoglhammer Secone, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras de Assis-SP. Atualmente é professora de japonês no Centro de Estudos de Línguas (CEL) do Estado de São Paulo, na cidade de Assis-SP.

Rozana Aparecida Lopes Messias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Universidade Estadual Paulista – (UNESP), Campus de Presidente Prudente, São Paulo (SP), Brasil. Pertence ao quadro permanente do programa de pós-graduação em Educação (PPGE)-FCT/UNESP-Presidente Prudente. Na FCL-UNESP/Assis exerce a função de coordenadora do Programa de extensão Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (PROEC), participa da coordenação de atividades de Teletandem e Telecolaboração com universidades estrangeiras.

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

SECONE, I. H.; MESSIAS, R. A. L. Primeiras experiências docentes de língua japonesa em um centro de línguas pela perspectiva de egressos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. 00, p. e024032, 2024. DOI: 10.29051/el.v10i00.18097. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18097. Acesso em: 12 fev. 2025.