Primeiras experiências docentes de língua japonesa em um centro de línguas pela perspectiva de egressos
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v10i00.18097Palavras-chave:
Língua japonesa, Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores, Formação inicial de professores de japonêsResumo
Este artigo aborda o desenvolvimento de professores de japonês como língua estrangeira no âmbito de um Programa de Extensão da UNESP, campus de Assis (SP), conhecido como Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP). Buscou-se compreender de que forma os egressos do curso de Letras Português/Japonês, que atuaram no CLDP durante sua graduação, descrevem e refletem acerca de suas primeiras experiências docentes nesse Programa de Extensão. Partiu-se da ideia de que o CLDP se configura como um terceiro espaço nos processos de formação inicial docente. A metodologia adotada foi baseada nos pressupostos do estudo de caso. Os dados analisados mostraram que, para os participantes da pesquisa, esse Programa de Extensão representa um espaço de formação docente indispensável para a atual configuração do curso de Letras no campus de Assis, assim como para o início da construção profissional daqueles que por ele passam.
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