Contraste e consciência interlinguística em Português para Falantes de Espanhol à luz do Quadro Comum Europeu de Referência
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18305Palavras-chave:
Contraste, Consciência metalinguística, Português para falantes de espanhol, Português para hispanos falantes, Quadro Comum Europeu de ReferênciaResumo
A aprendizagem de línguas próximas possui caraterísticas próprias que fazem com que na hora de preparar e gerir as situações de aprendizagem se opte por soluções metodológicas particulares, diferentes das usadas com falantes de línguas mais distantes. Este trabalho revisa as noções de contraste e a consciência da diferença no âmbito do Português para Falantes de Espanhol (PFE) e no Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (2001, 2020) para determinar a cobertura que este dá à especialidade. Os resultados mostram que usam conceitos semelhantes e compatíveis, mas o Quadro apresenta algumas lacunas em relação com as habilidades produtivas e o PFE com as habilidades receptivas.
Downloads
Referências
AKERBERG, M. A importância da palavra escrita para a pronúncia. In: SIMÕES, A. R. M.; CARVALHO, A.; WIEDEMANN, L. (org.). Português para falantes de espanhol. Campinas: Pontes, 2004. p. 115-124.
ALMEIDA, J. C. Uma metodologia específica para o ensino de línguas próximas?" In: ALMEIDA, J. C. (org.) Português para estrangeiros interface com o espanhol. Campinas, SP: Pontes, 1995. p. 13-21.
ALMEIDA, J. C. Questões de Interlíngua de Aprendizes de Português a Partir ou com a Interposição do Espanhol (Língua Muito Próxima). In: SIMÕES, A. R. M.; CARVALHO, A.; WIEDEMANN, L. (org.). Português para falantes de espanhol. Campinas, SP: Pontes, 2004. p. 183-192.
ALONSO, R. R. La transferencia en el proceso de aprendizaje de portugués por hispanohablantes. Salamanca: Luso-Española de Ediciones, 2012.
ALONSO, R. R. Reconhecimento do erro na pronúncia na formação de professores não nativos falantes de espanhol: estudo de caso numa tarefa de autodiagnose". In: BARROS, A. L. de E. C. de; GOMES, N. dos S. (org.) Anais do XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Campo Grande, MS: CBLA, 2016. p. 1590-1605.
ALONSO REY, R. Metodología de la enseñanza de portugués a hablantes de español: un marco y una propuesta de planificación del tratamiento de las competencias lingüísticas. Quaderns de Filologia: Estudis Lingüístics, ano XXV, p. 99-120, 2020.
AZEVEDO, M. Identifying Spanish Interference in the speech of learners of Portuguese. Modern Languages Journal, v. 62, n. 1-2, p. 18-23.1978.
BATEMAN, B. Teaching Portuguese to Spanish Speakers. In: MILLERET, M.; RISNER, M. (ed.) Handbook for Portuguese Instructors. Roosevelt: Boa Vista Press, 2017. p. 195-213.
CARVALHO, A. M.; FREIRE, J. L.; SILVA, A. J. B. da. Teaching Portuguese to Spanish Speakers: A Case for Trilingualism. Hispania, v. 93, n. 1, p. 70-75, 2010.
CARVALHO, A. M.; SILVA, A. J. B. da. O papel do conhecimento metalinguístico nos padrões de transferência no desenvolvimento da interlíngua e suas implicações pedagógicas. Portuguese Language Journal, n. 3, 2008. Disponível em: http://www.ensinoportugues.org/wp-content/uploads/2011/05/Carvalho-da-Silva1.pdf Acesso em 28 de julho de 2023.
CHILD, M. Language learning perceptions: The role of Spanish in L3 Portuguese acquisition. Portuguese Language Journal, n. 7, 2013. Disponível em: http://www.ensinoportugues.org/wp-content/uploads/2013/11/Child-2013-Language-Learning-Perceptions-The-Role-of-Spanish-in-L3-Portuguese-Acquisition.pdf Acesso em 28 de julho de 2023.
CONSEJO DE EUROPA. Marco Común Europeo de Referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza, evaluación. Madrid: Secretaría General Técnica del MEC, Anaya e Instituto Cervantes, 2001.
CONSEJO DE EUROPA. Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza, evaluación. Volumen complementario. Servicio de
publicaciones del Consejo de Europa: Estrasburgo, 2020.
FERREIRA, I. Interface português/espanhol. In: ALMEIDA, J.C. (org.) Parâmetros atuais para o ensino de Português Língua Estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1997. p. 141-151.
GARRISON, D. L. Teaching the Relatedness of Spanish and Portuguese. The Modern Language Journal, v. 63, n. 1/2, p. 8-12. 1979.
GRANNIER, D. M. Uma proposta heterodoxa para o ensino de português a falantes de espanhol. In: JÚDICE, N. (org.) Português para estrangeiros: perspectivas de quem ensina. Niterói, RJ: Intertexto, 2002. p. 57-80.
GRANNIER, D. M. Grandes dificuldades de comunicação devido a falhas de pronúncia. In: SIMÕES, A. R. M.; CARVALHO, A.; WIEDEMANN, L. (org.). Português para falantes de espanhol. Campinas, SP: Pontes, 2004. p. 175-182.
GRANNIER, Danielle M. Revisitando a proposta heterodoxa. Estudios portugueses y brasileños, n. 12, p. 161-176. 2014.
JENSEN, J. B. The relative influence of Spanish and English in the Portuguese Writing of bilingual students. In: SIMÕES, A. R. M.; CARVALHO, A.; WIEDEMANN, L. (org.). Português para falantes de espanhol. Campinas, SP: Pontes, 2004. p. 67-82.
JORDAN, I. Portuguese for Spanish Speakers: a case for contrastive analysis. Hispania, 74, p. 788-792. 1991.
LADO, R. Lingüística contrastiva. Lenguas y culturas. Madrid: Ediciones Alcalá, 1957.
LOMBELLO, L. C. Articuladores e elementos de relação na aquisição de português por um falante de espanhol. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 1, p. 90-111. 1983.
LOMBELLO, L. C. et al. Subsídios para a elaboração de material didático para falantes de espanhol. Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 1, p. 117-132, 1983.
PATROCÍNIO, E. F. do; COLÍN RODEA, M. Planejamento de curso de Português para Falantes de Espanhol: uma proposta de bases alternativas em contexto de imersão. Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 16, p. 55-66. 1990.
PLETSCH, K. García. Portuguese for Spanish speakers: the usefulness of contrastive analysis. Romance Languages Annual, n. 5, p. 495-501, 1993.
SANTOS, P. O ensino de português como segunda língua para falantes de espanhol: teoria e prática". In: CUNHA, M. J.; SANTOS, P. (org.) Ensino e pesquisa em português para estrangeiros. Brasília, DF: Ednub, 1998. p. 49-57
SANTOS, D.; SILVA, G. Ensinando português para hispanofalantes: contrastes, transferências e a voz do aprendiz. In: SIMÕES, A. R. M.; CARVALHO, A.; WIEDEMANN, L. (org.). Português para falantes de espanhol. Campinas, SP: Pontes, 2004. p. 125-151.
SCARAMUCCI, M. A área de de Português para Falantes de Espanhol no Brasil. Entrevistadores: Lyris Wiedemann, Fernanda Consoni e Michael Ferreira. Portuguese Language Journal, v. 7, 2013. Disponível em: https://www.ensinoportugues.org/wpcontent/uploads/2013/10/Scaramucci_Interview_10-1-13-FINAL.pdf. Acesso em: 28 jul. 2023.
SIMÕES, A. R. M.; CARVALHO, A.; WIEDEMANN, L. Português para falantes de espanhol. Campinas, SP: Pontes, 2004.
TARQUÍNIO, L. T.-L. The Interference of Spanish in Beginning Portuguese Class. Hispania, v. 60, p. 82-87, 1977.
WARDHAUGH, R. The contrastive analysis hypothesis. TESOL Quarterly, v. 4, p. 123-130, 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.