Contraste e consciência interlinguística em Português para Falantes de Espanhol à luz do Quadro Comum Europeu de Referência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18305

Palavras-chave:

Contraste, Consciência metalinguística, Português para falantes de espanhol, Português para hispanos falantes, Quadro Comum Europeu de Referência

Resumo

A aprendizagem de línguas próximas possui caraterísticas próprias que fazem com que na hora de preparar e gerir as situações de aprendizagem se opte por soluções metodológicas particulares, diferentes das usadas com falantes de línguas mais distantes. Este trabalho revisa as noções de contraste e a consciência da diferença no âmbito do Português para Falantes de Espanhol (PFE) e no Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (2001, 2020) para determinar a cobertura que este dá à especialidade. Os resultados mostram que usam conceitos semelhantes e compatíveis, mas o Quadro apresenta algumas lacunas em relação com as habilidades produtivas e o PFE com as habilidades receptivas.

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Biografia do Autor

Maria Rocio Alonso Rey, Universidad de Salamanca

Professora Associada do Departamento de Filologia Moderna (Área do Português).

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Publicado

20/11/2023

Como Citar

ALONSO REY, M. R. Contraste e consciência interlinguística em Português para Falantes de Espanhol à luz do Quadro Comum Europeu de Referência. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. esp.1, p. e023016, 2023. DOI: 10.29051/el.v9iesp.1.18305. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18305. Acesso em: 24 nov. 2024.