A contribuição dos gêneros narrativos para se estudar/ensinar a língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18418Palavras-chave:
Ensino, Língua portuguesa, Gêneros narrativos, Esfera literáriaResumo
A língua portuguesa desempenha um papel significativo no cotidiano de milhões de indivíduos, distribuídos globalmente, que a utilizam para diversos propósitos. Esta realidade suscita a reflexão sobre as semelhanças e diferenças fundamentais na concepção da língua portuguesa, seja como língua materna ou estrangeira. Essa perspectiva influencia a adoção de termos como estudo ou ensino desta língua. Conscientes da necessidade decorrente dessa distinção e da presença de elementos comuns nos variados contextos em que a língua portuguesa é trabalhada ou ensinada em ambientes educacionais, o objetivo deste texto é analisar a contribuição dos gêneros predominantemente narrativos no processo de ensino-aprendizagem do Português, tanto como língua materna quanto como língua estrangeira. Para tal análise, fundamentamo-nos nas teorias de Bakhtin (1997) e em outros autores que abordam temas pertinentes à discussão proposta.
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