A contribuição dos gêneros narrativos para se estudar/ensinar a língua portuguesa

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DOI :

https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18418

Mots-clés :

Ensino, Língua portuguesa, Gêneros narrativos, Esfera literária

Résumé

A língua portuguesa desempenha um papel significativo no cotidiano de milhões de indivíduos, distribuídos globalmente, que a utilizam para diversos propósitos. Esta realidade suscita a reflexão sobre as semelhanças e diferenças fundamentais na concepção da língua portuguesa, seja como língua materna ou estrangeira. Essa perspectiva influencia a adoção de termos como estudo ou ensino desta língua. Conscientes da necessidade decorrente dessa distinção e da presença de elementos comuns nos variados contextos em que a língua portuguesa é trabalhada ou ensinada em ambientes educacionais, o objetivo deste texto é analisar a contribuição dos gêneros predominantemente narrativos no processo de ensino-aprendizagem do Português, tanto como língua materna quanto como língua estrangeira. Para tal análise, fundamentamo-nos nas teorias de Bakhtin (1997) e em outros autores que abordam temas pertinentes à discussão proposta.

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Biographie de l'auteur

Elisete Maria de Carvalho Mesquita, Universidade Federal de Uberlândia

Professora titular do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL).

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Publiée

20/11/2023

Comment citer

MESQUITA, E. M. de C. A contribuição dos gêneros narrativos para se estudar/ensinar a língua portuguesa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. esp.1, p. e023020, 2023. DOI: 10.29051/el.v9iesp.1.18418. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18418. Acesso em: 14 mai. 2024.