Aprendizagem de línguas baseada em projetos na modalidade a distância

Uma experiência colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.18798

Palavras-chave:

Aprendizagem de Línguas Baseada em Projetos, Metodologias Ativas, Tecnologias, Experiências de Ensino

Resumo

Este trabalho visa compartilhar uma experiência colaborativa entre duas professoras na concepção e execução de uma proposta de Aprendizagem de Línguas Baseada em Projetos. A iniciativa foi desenvolvida na modalidade a distância e envolveu estudantes de inglês e português como línguas estrangeiras de três universidades, uma brasileira e duas estadunidenses, resultando na produção de um e-book bilíngue sobre justiça social. O processo foi documentado por meio de narrativas orais gravadas pelas professoras após os encontros síncronos, refletindo sobre suas experiências. São apresentados o percurso seguido para a elaboração da proposta, bem como os recursos utilizados. Com o intuito de contribuir com as iniciativas pedagógicas que integram tecnologia e metodologias ativas são discutidos os sucessos obtidos e desafios enfrentados ao longo do processo. A colaboração entre professores é apontada como possibilidade para lidar com a carga excessiva de tempo e dedicação exigidos na concepção e implementação de projetos de alta qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Vianini, Universidade Federal de São João del Rei

Professora do curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ.

Referências

ALDA, L. S. Metodologias (cri)ativas na escola: a multiplicidade da aprendizagem de língua inglesa baseada em projetos. 2018. 338 f. Tese (Doutorado em Letras) — Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, Curitiba, n. 31, p. 213-230, 2008. DOI: 10.1590/S0104-40602008000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/FjYPg5gFXSffFxr4BXvLvyx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

HANDRIANTO, C.; RADMAN, M. A. Project Based Learning: a Review of Literature of its Outcomes and Implementation Issues. LET: Linguistics, Literature and English Teaching Journal, [S.I.], v., 8, n. 2, p.110-129, 2018. Disponível em: www.researchgate.net/publication/346530024_Project_Based_Learning_A_Review_of_Literature_on_Its_Outcomes_and_Implementation_Issues. Acesso em: 15 jul. 2023.

LAMER, J. 2018 Fundamentals of PBLL Online Institute: Lesson 1. YouTube, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cjdmNi0jH5Q. Acesso em: 15 jul. 2023.

LARMER, J.; MERGENDOLLAR, J.; BOSS, S. Setting the standard for projectbased learning: a proven approach to rigorous classroom instruction. Alexandria: ASCD, 2015.

MORÁN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; TORRES-MORALES, O. E. (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG, 2015.

MONTGOMERY, C. 2018 Fundamentals of PBLL Online Institute: Lesson 2. YouTube, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=N89THLIAB6Q. Acesso em: 15 jul. 2023.

TENG, F. M. Autonomy, agency and identity in teaching and learning English as foreign language. Singapore: Springer, 2019.

THOMAS, J. W. A review of research on project-based learning. 2000. Disponível em: http://www.bie.org/index.php/site/RE/pbl_research/29. Acesso em: 15 jul. 2023.

TRILLING, B.; FADEL, C. 21st Century Skills: Learning for life in our times. San

Francisco: Jossey-Bass, 2009.

Publicado

28/05/2024

Como Citar

VIANINI, C. Aprendizagem de línguas baseada em projetos na modalidade a distância: Uma experiência colaborativa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024019, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.18798. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18798. Acesso em: 3 dez. 2024.