Aprendizagem de línguas baseada em projetos na modalidade a distância

Uma experiência colaborativa

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.18798

Mots-clés :

Aprendizagem de Línguas Baseada em Projetos, Metodologias Ativas, Tecnologias, Experiências de Ensino

Résumé

Este trabalho visa compartilhar uma experiência colaborativa entre duas professoras na concepção e execução de uma proposta de Aprendizagem de Línguas Baseada em Projetos. A iniciativa foi desenvolvida na modalidade a distância e envolveu estudantes de inglês e português como línguas estrangeiras de três universidades, uma brasileira e duas estadunidenses, resultando na produção de um e-book bilíngue sobre justiça social. O processo foi documentado por meio de narrativas orais gravadas pelas professoras após os encontros síncronos, refletindo sobre suas experiências. São apresentados o percurso seguido para a elaboração da proposta, bem como os recursos utilizados. Com o intuito de contribuir com as iniciativas pedagógicas que integram tecnologia e metodologias ativas são discutidos os sucessos obtidos e desafios enfrentados ao longo do processo. A colaboração entre professores é apontada como possibilidade para lidar com a carga excessiva de tempo e dedicação exigidos na concepção e implementação de projetos de alta qualidade.

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Biographie de l'auteur

Carolina Vianini, Universidade Federal de São João del Rei

Professora do curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ.

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Publiée

28/05/2024

Comment citer

VIANINI, C. Aprendizagem de línguas baseada em projetos na modalidade a distância: Uma experiência colaborativa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024019, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.18798. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18798. Acesso em: 5 déc. 2025.