A monitoria como espaço de formação agentiva no ensino de PLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18537

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira (PLE), Formação agentiva, Monitoria, Identidade docente

Resumo

Este artigo objetiva relatar uma experiência de ensino de PLE para aprendizes estadunidenses no âmbito da monitoria. Destacamos o papel da monitoria como espaço de formação agentiva, uma vez que os monitores participaram ativamente do processo de ensino, fazendo escolhas conscientes, considerando as especificidades dos alunos, refletindo sobre suas ações e decisões e aumentando seu repertório pedagógico. Além disso, reforçamos a premissa, já apontada por outros pesquisadores, de que a monitoria contribui no processo de construção da identidade docente. Assim, defendemos o aproveitamento desse espaço para uma formação crítica e agentiva, especialmente no ensino de PLE, que ainda carece de regulamentação e institucionalização nas universidades brasileiras.

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Biografia do Autor

Carolina Vianini, Universidade Federal de São João del Rei

Professora do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ.

Daniel Lopes, Universidade Federal de São João del Rei

Pesquisador da CAPES/CNPq. Mestrando em Letras.

Larissa Sena, Universidade Federal de São João del Rei

Pesquisadora da CAPES/CNPq. Mestranda em Letras.

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Publicado

20/11/2023

Como Citar

VIANINI, C.; LOPES, D.; SENA, L. A monitoria como espaço de formação agentiva no ensino de PLE. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. esp.1, p. e023025, 2023. DOI: 10.29051/el.v9iesp.1.18537. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18537. Acesso em: 24 nov. 2024.